Fruticultura já é realidade em Mafra e municípios vizinhos

 


Nesta semana foi deflagrado pela Gerência Regional da Epagri, o processo de implantação das unidades demonstrativas de fruticultura nos 7 municípios   pertencentes à 25ª Secretaria de Desenvolvimento Regional- SDR, sendo efetuados os plantios de maçã, caqui, uva, pêra, e quivi nas propriedades escolhidas pelos escritórios locais.


Em Mafra a implantação das unidades demonstrativas aconteceu na   terça e quarta-feira, na propriedade de Alceu Arbigaus, na comunidade do Rio Branco, com a presença de 35 produtores que estão participando do programa municipal de fruticultura e que iniciarão o plantio de seus pomares no próximo ano. No momento da implantação os produtores   recebem ao mesmo tempo informações técnicas e capacitação   para aplicarem os conhecimentos adquiridos   em suas propriedades.


Segundo informações do Gerente Regional da Epagri, Luiz Fernando G de Souza, um dos objetivos das unidades demonstrativas é fazer com que seja aplicada uma das premissas da extensão rural, que é aprender a fazer, fazendo.


Na mesma semana foram implantadas além de Mafra,   as unidades demonstrativas de quivi, pêra e uva, no município de Monte Castelo; de quivi em Papanduva; de maçã em Itaiópolis e São Bento do Sul e de caqui em Rio Negrinho.   Além dessas, duas outras unidades demonstrativas de produção de hortaliças foram implantadas em Mafra e Monte Castelo e uma unidade de produção agroecológica de hortaliças, em Campo Alegre, todas com o mesmo objetivo de capacitar técnicos e produtores e de motivação para expansão de área, diversificação da pequena propriedade e novas alternativas de renda.