2ª fase busca visão da cidade com participação do segmento sócio-econômico

 


A Prefeitura de Mafra está iniciando uma nova fase na revisão e elaboração do Plano Diretor do Município, que pretende ter a visão da cidade sob o olhar dos diversos segmentos   sócio-econômicos que a compõem. Para tanto realizará no dia 23 de agosto, às 19:30 horas, no Auditório da Universidade do Contestado, reunião para exposição de sugestões e preocupações, em relação ao futuro de Mafra.


Todos os segmentos da sociedade organizada estão convidados a participar e a contribuir para elaboração do novo Plano Diretor Participativo, considerado como uma ferramenta de gestão da política urbana, que tem como uma de suas premissas mobilizar os cidadãos para escolher e construir o futuro da sua cidade.


          O processo de revisão do Plano Diretor iniciou com reuniões de comunidades, em bairros e no interior, onde foram levantados pontos fortes e fracos, bem como oportunidades e ameaças relacionadas ao município.


Estatuto das Cidades


         Cumprindo a Lei Federal n. 10.257/2001 do Estatuto das Cidades, os Planos Diretores devem resultar de um processo amplamente participativo da população que consiste na Leitura Comunitária. A 1ª etapa foi concluída no final de maio, tendo sido sensibilizadas 10.848 pessoas através de questionários e cartilhas distribuídas nas escolas aos alunos e comunidade.


    Na área rural foram distribuídos 2.030 questionários com retorno de 1.286 totalizando aproximadamente 64% de retorno.Na área urbana foram distribuídos 8.818 questionários com retorno de 3.164, totalizando aproximadamente 36%. Em todas as escolas do município foram distribuídos 10.848 questionários, retornando 4.450, perfazendo uma porcentagem de retorno de aproximadamente 41%. Foram realizadas 17 reuniões em todo município, sendo 10 na área rural e 7 na área urbana, tendo como objetivo ouvir os moradores.