Viva bem com a coluna que você tem

Parceria entre UnC e Secretaria Municipal de Saúde de Mafra   completa dois anos de atividades


  Problemas de saúde como dores nas costas e lombalgia são cada vez mais freqüentes devido à inatividade física, falta de informação e vícios posturais. O sedentarismo e as patologias causam perdas físicas, enfraquecimento muscular, perda de flexibilidade, presença de encurtamentos musculares além de perdas psicossociais, acarretando inclusive uma baixa auto-estima nesses pacientes. Para atender a indivíduos que sofrem ou já sofreram problemas leves de coluna ou lombalgia, a UnC Campus Mafra desenvolve em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Mafra o Programa Viva bem com a coluna que você tem. Há dois anos o projeto vem sendo desenvolvido na Academia da Universidade às terças e quintas-feiras. São atividades de fortalecimento muscular, alongamentos, trabalho aeróbico e orientações para cerca de 40 pacientes do Sistema Único de Saúde, agregando todas as idades.


  A equipe multidisciplinar é composta pela fisioterapeuta Fabíola Rodrigues (SUS), pelos educadores físicos Daniel Rogério Petreça (SUS e UnC), Nilton Furquim Junior (UnC) e pela estagiária do curso de Educação Física, Ana Paula Rodrigues Souza. Através da atividade física e da informação, o programa ajuda a suprir o bem-estar físico-social para a qualidade de vida, um estilo de vida saudável e uma autonomia das funções diárias no decorrer da vida. 


  Premiado


  O programa já foi apresentado em vários seminários científicos no Brasil conquistando em 2005 o prêmio de melhor trabalho científico no IIº Congresso Catarinense de Coluna Vertebral em Itajaí, apresentado também nos SEDEPs e SEDECs, eventos científicos realizados pela UnC, além do Congresso Internacional de Fisioterapia em Fortaleza e de vários outros eventos na área da saúde.


  No mês de julho o projeto completa dois anos de funcionamento firmando a importância da valorização de trabalhos novos realizados na nossa própria cidade, criando assim novos meios de tratamento com base científica que proporciona à população uma vida mais saudável e digna, conforme explica o professor Daniel.  


  Ele lembra que recentes estudos apontam as dores nas costas como um dos problemas clínicos mais comuns e caros observados na sociedade industrializada.A dor causada pode nos dominar e incapacitar, mas com as atividades físicas e um estilo de vida saudável ela pode ser aliviada e prevenida, conclui.