Mutirão realiza 668 atendimentos de saúde no Rio da Areia do Meio e comunidades vizinhas

 


       Participaram moradores das localidades de Leonel, Rio da Areia de Cima, Rio da Areia de Baixo, Bituvinha, Bituva Papuã e Vila Souza.


  O mutirão realizado no último sábado no Rio da Areia do Meio registrou 668 atendimentos nas diversas áreas da saúde, envolvendo moradores das comunidades de Leonel, Rio da Areia de Cima, Rio da Areia de Baixo, Bituvinha, Bituva Papuã e Vila Souza. Foram 247 atendimentos de clinico geral, 92 de pediatra, 8 de psicologia, 25 de odontologia,10 avaliações posturais, 25 avaliações da composição corporal, 20 consultas de enfermagem, 7 de serviço social, 43 exames preventivos de câncer de colo de útero, além de 191 aviamento de receitas.  


            O mutirão é uma ação da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Saúde que tem por finalidade levar os atendimentos até as comunidades distantes do interior.O mutirão faz o caminho inverso levando os procedimentos até os pacientes previamente agendados pelas Agentes Comunitárias de Saúde, explicou a Secretária, Solange Lansky.   Segundo ela é uma ação preventiva, em que o médico atende, prescreve a medicação e, se necessário, encaminha para especialista. No mesmo local o paciente retira o medicamento prescrito.


Estrutura


            Em cada mutirão a Secretaria de Saúde disponibiliza importante estrutura de atendimento, levando às comunidades, médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, equipe administrativa, além de pensar ainda no entretenimento das crianças, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes e a Educação. Também é levado o ondotomóvel e feito o transporte dos pacientes das comunidades até o local.


            O Prefeito Jango tem participado dos mutirões mantendo contato direto com a população, ouvindo reivindicações não só da área da saúde, como também de obras, educação, segurança, etc. Segundo ele a saúde é prioridade absoluta em sua administração, fato comprovado pelo número de médicos e dentistas contratados para melhor atendimento da população e dos Postos de Saúde da Família que estão sendo implantados em Mafra.

Mais perto da família

            Para o agricultor José Carvalho e a esposa Maria Pires de Lima Carvalho os mutirões são importantes porque facilitam para as famílias que moram no interior, que não precisam ir até a cidade. Eles sempre participam dos mutirões e no último sábado levaram as filhas gêmeas que apresentavam sintomas de diarréia e vômito   para consultar. Foram medicadas e pegaram a medicação no mesmo local.


            A Dona de Casa Marcilene Inês Fuerst Farias também é favorável a realização dos mutirões da saúde. Moradora da Bituvinha sempre participa. São muito bons e devem continuar principalmente para aqueles que não tem condições de ir até a cidade, afirmou.