Moradores do Km 9 e Campo da Lança pedem lombada eletrônica na BR 280
- Prefeito Jango fará solicitação da lombada, atendendo reivindicação das comunidades
Moradores das localidades do Km 9, Espigão do Bugre e Campo da Lança estiveram reunidos na noite de sexta-feira no Centro de Educação Infantil Municipal Ana Rank, com o Prefeito Jango Herbst e os Secretários Municipais para tratarem de diversas questões relacionadas às suas comunidades. A principal das reivindicações diz respeito a falta de segurança para os alunos e trabalhadores que necessitam cruzar diariamente a Br 280, nas proximidades da escola. Segundo os presentes, algo deve ser feito o mais breve possível para reduzir a velocidade dos veículos que passam pela rodovia, sugerindo a colocação de lombada eletrônica, lombada física ou qualquer outra forma que realmente reduza a velocidade no local. A reunião foi solicitada pela Associação dos Moradores que reúne as três localidades.
O Prefeito Jango explicou da impossibilidade de construção de lombada física em Br e que, diante do apelo dos moradores e da necessidade urgente de se conter a velocidade na via e assim levar segurança à população, vai buscar junto ao DNIT a melhor opção para a situação.
Outros pedidos foram apresentados ao Executivo Municipal, dentre eles o de iluminação pública em algumas ruas do bairro; legalização do terreno da associação de moradores; viabilização da construção de um posto de saúde no Km 9 – cujo terreno já foi doado por um morador; identificação das ruas e colocação de números nas casas, além de funcionamento de berçário no Centro de Educação Infantil Ana Rank. Para todas as solicitações o Prefeito acenou com a possibilidade de execução, pedindo apenas algum prazo. Também já foi resolvida a questão da legalização do terreno da sede da associação, cuja escritura será entregue nos próximos dias.
Os moradores destacaram a presença de todo o Executivo na reunião, principalmente dando respostas positivas às necessidades antigas da população. Sobre a lombada eletrônica a auxiliar de produção Elzalina Rosane Schelbauer, que atravessa a Br 280 quatro vezes ao dia, atestou as dificuldades e o perigo que passam diariamente as crianças e os trabalhadores.Tem escola, mercado, fábricas tudo próximo. É muito movimentado e perigoso. Tenho certeza de que a lombada eletrônica vai minimizar o problema, afirmou.
A diretora da Escola Ana Rank e secretária da Associação dos Moradores e Amigos do Km 9, Espigão do Bugre e Campo da Lança, Joelma A Martins dos Santos disse que a lombada será uma conquista de 4 anos de luta. Todas as tardes temos que atravessar as crianças para pegarem o transporte escolar. É um sofrimento diário, pois o perigo é grande. A lombada é imprescindível, confirmou.