XII Encontro Estadual de Ovinocultura supera expectativas em Mafra

O XII Encontro Estadual de Ovinocultura realizado ontem (sexta-feira), na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais,   em Mafra,   superou as expectativas dos organizadores, reunindo mais de 300 participantes e cerca de 30 expositores do Estado de Santa Catarina.   O encontro teve como finalidade promover a integração dos criadores de ovinos; discutir as perspectivas da ovinocultura no estado e no país; trazer novos conhecimentos e troca de experiências a respeito da atividade; incentivar a organização dos ovinocultores e trazer motivação e novas idéias para os criadores.   Em paralelo ao encontro aconteceu a I Mostra Regional de Caprinos e o I Leilão de Ovinos.

O Município de Mafra conta com 120 produtores de ovinos e caprinos e um plantel de aproximadamente 5 mil cabeças. Em Santa Catarina o rebanho de ovinos chega a 350 mil cabeças, das quais 80 por cento com melhoramento genético, com a atividade sendo desenvolvida nas diversas regiões do estado.   O presidente da Associação Riomafrense de Criadores de Caprinos e Ovinos – ARCCO, João Adir Ruthes   destacou a necessidade dos produtores serem exigentes quanto a qualidade e melhoramento genético dos animais, bem como quanto a higiene na atividade. Anunciou a breve inauguração do abatedouro com serviço de inspeção, em faze de conclusão da obra, que garantirá a qualidade e segurança do alimento que vem ganhando cada vez mais espaço na mesa do consumidor.

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Ovinos-ACCO, Clovis Menegatti destacou a necessidade da preocupação constante com a melhora genética dos animais para se poder ofertar carne com qualidade e a importância de agregar junto aos   pequenos produtores rurais a criação de caprinos e ovinos, para somar na renda da propriedade e auxiliar na permanecia no meio rural.

O Prefeito em exercício, Carlos Cesar Pigatto falou no final do evento da importância da realização do encontro em Mafra. Enalteceu a visão empreendedora dos produtores   e disse ter certeza de um futuro promissor para a atividade e com ela para os municípios que tem no agro-negócio a base de sua economia.

Palestras

XII Encontro Estadual de Ovinocultura constou das seguintes palestras:Administração e Marketing no Agro-negócio da Ovinocultura,proferida por Dr. Elvio de Oliveira Flores; Sistema intensivo de criação de cordeiros com ênfase na produção, proferida por Dr João Ricardo Alves Pereira e Sistema intensivo de criação de cordeiros com ênfase na comercialização,proferida por Dr Izaltino Cordeiro dos Santos. Também foi debatido sobre os recursos para a ovinocultura, além de   visita a uma propriedade de ovinos. No encerramento do encontro aconteceu o Leilão de Ovinos.

A realização foi da Associação Catarinense de Criadores de Ovinos – ACCO; Associação Riomafrense de Criadores de Caprinos e Ovinos  ARCCO e EPAGRI, com apoio da Prefeitura de Mafra e entidades e empresas   ligadas   ao setor.