Região da Ampla quer projeto conjunto de Estação Meteorológica

Os municípios que compõem a microregião da AMPLA  Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense implantarão em conjunto, a partir do próximo ano, um sistema de monitoramento das condições climáticas, cujo projeto prevê a instalação de 3 estações meteorológicas e diversos pluviógrafos, a serem   espalhados em   diferentes áreas da região.

Em reunião realizada no Gabinete do Prefeito de Mafra, na manhã de quarta-feira, com a presença do Prefeito de Mafra em exercício, Carlos Cesar Pigatto, do Prefeito de Papanduva, Sirineu Ratochinski, da Vice-Prefeita de Itaiópolis, Rosemari Dressel além de representantes da Epagri/CIRAN, Universidade Federal de Santa Catarina, UnC e Sebrae ficou definido que será feita a readequação do projeto inicialmente feito para Mafra, e iniciará a escolha e estudos dos locais apropriados para instalação das estações.

Dados específicos

A instalação da estação meteorológica foi solicitado por Mafra há cerca de 3 meses após sentir necessidade de dados específicos em relação à precipitação das chuvas no município, em razão da situação de emergência causada pela estiagem. Na ocasião foram conseguidos dados que referiam-se somente à realidade de Rio Negrinho, onde existe uma estação.   Esse fator somado à expansão da fruticultura na região, ampliou a necessidade de todos os municípios em relação a dados reais em relação ao tempo.

O Prefeito de Mafra em exercício, Carlos Cesar Pigatto considerou como bastante interessante a iniciativa e importante para todos os municípios poderem dispor das informações para as atividades agropecuárias. O Prefeito de Monte Castelo, Sirineu Ratochinski destacou que o projeto da estação meteorológica vem ao encontro das necessidades da região, principalmente com a expansão da fruticultura no Planalto Norte.

A Gerência Regional da Epagri já agendou para o dia 17 de outubro   encontro com técnicos ligados à fruticultura na região, para elencar as reais necessidades de dados que comporão o projeto.