Avicultores ouvem proposta da Seara Cargil
Produtores mafrenses integrados e ex-integrados com a empresa Da Granja para produção de frango participaram na última terça-feira, de reunião na sala de reuniões da Cidasc com os representantes da empresa Seara Cargil, para ouvirem explicações quanto a uma possível mudança de integração. Após explanações sobre a Seara Cargil no Brasil e no mundo, feita pelo gerente da unidade de Jaraguá do Sul, Pedro Milanesi, os produtores conheceram como é uma granja considerada padrão para a Cargil, apresentação feita pelo gerente de agropecuária Nadir Somensi.
A Seara Cargil quer crescer em suas unidades e para que isso aconteça precisa de mais granjas integradas, explicaram os representantes da empresa. A unidade de Jaraguá do Sul abate hoje cerca de 115 mil frangos dia e quer chegar a 150 mil/dia. Eles apresentaram ainda a possibilidade de financiamentos junto ao Banco do Brasil, através do Fundo de Aval, cujo convênio está para ser assinado nos próximos dias e que visa possibilitar aos produtor adequar sua granja às exigências mínimas da empresa. Os produtores fizeram questionamentos diversos e muitos mostraram interesse em migrar. A empresa está cadastrando os produtores interessados para estabelecer um roteiro para visita e posterior contrato.
A avicultora Tereza Berger Martimev, moradora do Imbuial falou do interesse em ouvir a proposta e as explicações, mas declarou que a decisão será tomada em família. Ela trabalha com a Da Granja há cerca de 12 anos e viveu momentos difíceis com o atraso nos pagamentos dos lotes, mas disse que agora a situação está normalizando. Vim ouvir o que eles têm a nos dizer, explicou confirmando que somente tomará uma decisão após conversar com o marido e os filhos.
O Secretário da Agricultura de Mafra, Luiz Cláudio Rodrigues disse que essa é mais uma opção oferecida aos produtores, como forma crescimento em qualidade e produtividade, além de garantir que a atividade não seja prejudicada ou paralisada.A decisão final fica a critério a cada integrado e a Prefeitura está disposta a auxiliar n que for necessário, declarou.