Realizada 1ª Conferencia do Plano Diretor Participativo de Mafra

 


A população mafrense pode acompanhar nesta semana   no salão da Igreja Matriz São José, o início da 1ª Conferência do Plano Diretor   Participativo do Município. A 1ª etapa aconteceu nos dias 8 e 9, quando foram apresentadas e discutidas em Oficinas   Temáticas as diretrizes do Plano, levantadas após a realização de reuniões comunitárias no interior e na cidade, quando a própria população falou dos problemas enfrentados pela comunidade nos diversos setores.


A 2ª etapa da Conferência acontecerá no dia 22 às 19 horas, no Salão da Matriz São José, quando será feita em Seção Plenária a apresentação final e discussão do macrozoneamento, instrumentos urbanísticos e da minuta de Lei do Plano Diretor. Todos poderão se inscrever como delegados para se manifestarem através de propostas ou destaques.


As propostas aprovadas pela 1ª Conferência do Plano Diretor Participativo de Mafra orientarão a elaboração de projeto de Lei Municipal para o novo Plano Diretor, que posteriormente será encaminhado para aprovação pela Câmara de Vereadores.  


O Prefeito Jango Herbst agradeceu e parabenizou os presente pela participação na elaboração do Plano que considerou como a bússola que norteará o crescimento e desenvolvimento de Mafra. Ele apontou um problema que considera como grave no município – e que foi apreciado no Plano Diretor – que é a falta de rede de esgoto, salientando a necessidade de se investir com urgência na implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto.


Oficinas Temáticas


Na quarta-feira, dia 8 foram apresentados e discutidos os diagnósticos e diretrizes relativos à promoção econômica; agricultura; comércio, serviços e indústria; promoção social; habitação; educação; saúde e assistência social; mobilidade e acessibilidade  trânsito e transporte. Na quinta-feira, dia 9 foram discutidos os temas qualificação ambiental meio ambiente; promoção social; segurança; esporte, cultura e lazer; qualificação do ambiente construído; infra-estrutura; uso e ocupação do solo; estruturação territorial e integração regional.