Escola mafrense escolhida para representar o Estado em Brasília com o Projeto Cidadania e Melhorias

 


Com o mesmo projeto, o Centro de Educação Municipal Ana Rank já havia conquistado, no ano passado, o Selo de Escola Solidária, reconhecido pelo Instituto Faça Parte, pela Unesco, Undime, Consed e Ministério da Educação.  


       O   projeto Cidadania e Melhorias que vem sendo desenvolvido há 3 anos pelo Centro de Educação Infantil Municipal Ana Rank, localizado no Campo da Lança, foi o único selecionado entre 2.500 outros projetos de todo o Estado para ser apresentado em Brasília,   no período de 14 a 18 de novembro, a convite do   UNICEF e do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania-IIDAC. O projeto que extrapola os portões da escola, vivencia situações educacionais, sociais, ambientais, de direitos humanos, de combate ao preconceito e de prevenção à doenças, entre outros, dando à escola sua real função na sociedade. Ele ficou entre os 30 melhores do país.


      Estiveram e m Brasília a Diretora do Centro de Educação Ana Rank, Joelma Aparecida Martins dos Santos e Karen Cristiane dos Santos, que participou como voluntária do protagonismo juvenil, programa que pretende criar condições para o desenvolvimento humano a partir da constituição do capital social entre juventudes, estruturando projetos de alcance local, regional, nacional e internacional. A diretora da CEI Ana Rank acredita que a escolha do projeto da escola entre os inúmeros inscritos no Estado deveu-se ao fato de ter como meta buscar conhecer as necessidades, socializar, construir e facilitar a circulação   de respostas aos anseios da   população, reconhecendo a participação desses atores sociais   como fator dominante no processo de construção social. A escola de Mafra   também preencheu os critérios estipulados de diversidade, freqüência e pró-atividade junto ao projeto Adolescência e Cidadania, desenvolvido pelo IIDAC   e apoiado pelo UNICEF.


    O projeto mafrense cumpriu os 8 objetivos do Desenvolvimento do Milênio da ONU que são: buscar erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o Ensino Básico Universal; Promover a igualdade entre Sexos e Autonomia das Mulheres; Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a Saúde Materna; Combater o HIV/AIDS, a Malária e outras doenças; Garantir a Sustentabilidade Ambiental e Estabelecer Parcerias para o Desenvolvimento.