Prefeito Jango coordena Mutirão de Limpeza do rio da Lança e do Parque Municipal da Vila Argentina
O Prefeito Jango Herbst comandou os trabalhos realizados durante a última quarta-feira, no Mutirão de Limpeza na Vila Argentina, junto ao Parque Municipal – que estava abandonado há anos – e no rio da Lança. O objetivo é restabelecer o parque como área de lazer para a população, principalmente para o desenvolvimento do projeto esporte nos bairros, além de atender aos pedidos da população ribeirinha que reclamava da grande concentração de lixo e mato, o que tornava o local perigoso e propício para a procriação de ratos e outros transmissores de doenças.
Os trabalhos foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, com apoio das Secretarias de Obras, Cultura, Esporte e Turismo, Saúde, e com a participação do 5° RCC, Corpo de Bombeiros, Seluma e Clube Canforeira. Além da retirada do lixo acumulado no parque, nas margens e leito do rio, o mutirão prevê ainda o plantio de árvores nativas na área de proteção permanente. Também foram executados serviços de limpeza das calçadas e pintura de meio-fio. A limpeza continuará durante alguns dias para a conclusão dos trabalhos.
Para os moradores do local as obras estão sendo importantes principalmente em razão da retirada do lixo acumulado, que além do mau cheiro ainda propiciava a proliferação de ratos. Segundo Maria Terezinha da Silva, que mora em frente ao parque, a ação precisava acontecer, pois todos tinham medo em função do mato alto que facilitava o vandalismo. Com 4 filhos, sendo duas crianças, disse que tinha medo de deixar as crianças brincarem no local. Para Vilmar Machado morador há 35 no bairro, a limpeza era urgente. Ele lembrou o tempo em que os moradores passavam horas de lazer no parque e sugeriu: "É necessário que a limpeza seja uma constante".
O Prefeito Jango Herbst acompanhou os trabalhos de perto e disse que pretende utilizar a área do parque para desenvolver o projeto esporte nos bairros. "Queremos proporcionar mais oportunidades de lazer e da prática esportiva aos jovens. O bairro já tem o local, basta recupera-lo", afirmou. Ele destacou ainda a necessidade de conscientização da população em relação ao rio da Lança, para evitar que continue sendo tratado como depósito de lixo.
A limpeza do rio da Lança foi feita por equipe do Corpo de Bombeiros e do 5° RCC que em conjunto com o Clube Canforeira retiraram das margens e do leito, grandes quantidades lixo como vidros, plásticos, vários pneus, um grande número de televisões demolidas, sacos de fios elétricos com a parte de cobre retirada entre outros. A Seluma retirou do local 11,6 toneladas de resíduos.
A Secretaria de Meio Ambiente faz um apelo à população para não fazer o descarte dos resíduos nas margens ou dentro do leito do rio.