Mafra incentiva resgate das tradições gaúchas

Como município integrante da "Rota dos Tropeiros" e com forte influencia da cultura gaúcha, Mafra quer resgatar costumes e tradições que fizeram parte de sua história e que ainda permanecem presentes em sua sociedade.  Atendendo às determinações do Prefeito Jango Herbst, de estabelecer parcerias para promoção da cultura, a Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Turismo realizou no final de janeiro, encontro com representantes de segmentos identificados com o tropeirismo e o tradicionalismo gaúcho.

Na ocasião o pesquisador e professor Sandro Moreira, apresentou o livro "Caminho das Tropas – Caminhos, Pousos  e Passos em SC", lançado em Lages no final do ano passado, do qual é co-autor.

Para o Secretário Municipal Milton Antunes a reunião foi importante por proporcionar momentos de discussão em torno de idéias e metas que poderão gerar resultados positivos em prol da valorização das raízes culturais da população local. E como primeiro resultado ficou estabelecida parceria para elaboração do Calendário Cultural de 2007, que incluirá a realização de rodeios crioulos – originais e cavalgadas, como programação do aniversário do Município, e da Semana Farroupilha.

Participantes do encontro, como Luis Carlos Antunes manifestaram emoção pela iniciativa destacando que "a nossa história foi escrita sob a pata do cavalo". Os próximos encontros serão destinados à dinamização de um clube de tropeiros e à elaboração do calendário cultural de Mafra, que deverá incluir as tradições das várias etnias que colaboraram na formação e desenvolvimento do município.