Núcleo Materno Infantil promove dia para embelezar a mulher “por fora e por dentro”

 

Cortes de cabelo e maquiagens deixaram as mulheres mais bonitas enquanto assistiam palestras sobre a saúde, os direitos e violência contra a mulher, ou ainda faziam aula de artesanato. Assim o Núcleo Materno Infantil de Mafra comemorou pelo segundo ano consecutivo, o Dia da Internacional da Mulher, na última quinta feira, 8 de março, junto com cerca de 250 participantes. Nessa edição do dia destinado à "Mulher bonita por fora e por dentro", a novidade foi a revelação do Dia da Princesa – "antes e depois", vivido por Angelita Aparecida Miranda e a premiação da Mulher Destaque 2007, título dedicado à Maria Elacy Iancoski, por sua história de vida.

Na abertura do evento o Prefeito de Mafra, Jango Herbst,  lembrou a tragédia envolvendo operárias têxteis, no dia 8 de março de 1857, em Nova York – data que deu origem às comemorações e de manifestações em favor da mulher – e externou a todas o reconhecimento pelo papel e a dignidade perante a sociedade. A Primeira Dama do Município, Salete Cassias Herbst destacou que a luta pela igualdade de direitos é sempre justa, seja em favor da mulher, dos menos favorecidos, de todos os que, de alguma forma, sofrem algum tipo de discriminação. "Importa usarmos nosso conhecimento, nossa capacidade, nossa disposição e nossa coragem para chegarmos aonde queremos. Porém não podemos abrir mão dos mais nobres sentimentos de carinho, compreensão, dignidade e justiça, tão presentes na consciência feminina", declarou.  A Secretária de Saúde, Solange Lansky referindo-se às mulheres como "guerreiras", disse não importar o que se faz, mas sim o amor que se coloca naquilo que se faz. "Na maioria das vezes exercemos várias funções – de mulher, mãe, dona de casa, profissional e fazemos tudo isso com dignidade e honra, com seriedade e força, com sensibilidade e sabedoria, dosando e conciliando adequadamente cada função e dando a cada um delas a importância necessária", afirmou.

 

            O Dia Internacional da Mulher "Bonita por fora e por dentro" foi uma realização do Núcleo Materno Infantil, Secretaria Municipal da Saúde e Prefeitura de Mafra, com apoio do comércio local e profissionais voluntários ligados à salão de beleza; maquiadores, assistentes sociais, psicólogos da Maternidade Dona Catarina Kuss, professores e alunos da UnC, representantes do Clube das Soroptimistas e do Conselho da Mulher, além de profissionais da Casa da Cultura, setor de panificação e da Secretaria Municipal de Educação.

História de vida

            A segunda edição do Dia Internacional da Mulher "Bonita por fora e por dentro" inovou apresentando a mulher destaque 2007, escolhendo para o título a senhora Maria Elacy Iancoski, por sua história de vida.  Moradora do bairro Imbuial, dedicou sua vida a ajudar a família. Tem 8 filhos e 11 netos. Sempre precisou ajudar o esposo no sustento do lar, mas arranjava tempo para atuar na comunidade, através das pastorais da igreja.  É conhecida e carinhosamente chamada de mãe dos empobrecidos e carentes. Foi uma das idealizadoras da construção da Igreja de São Pedro, no bairro onde vive. Aos 71 anos deixa às mulheres o desejo de que cada dia mais consigam conquistar seu sonhos e que, acima de tudo, se respeitem e digam: "nós somos capazes".