Prefeitura de Mafra concede Registro de Inspeção Municipal

Estabelecimentos comerciais que trabalham com a manipulação e transformação de alimentos em Mafra receberam na manhã de quinta-feira, durante cerimônia realizada no Gabinete do Prefeito Jango Herbst, o Registro de Inspeção Municipal. Eles adequaram suas instalações conforme as exigências de climatização, isolamento e higienização a área onde os produtos são manipulados.

O Prefeito parabenizou os proprietários dos 5 estabelecimentos que acreditaram e já se adequaram ao SIM e  destacou a compreensão para com as exigências legais. "Tudo o que é feito pelo bem da saúde da população é importante", destacou salientando que com as medidas adotadas ganham tanto os comerciantes, que terão tranqüilidade quanto às normas legais de funcionamento, quanto os consumidores.

Receberam os registros do SIM os representantes dos supermercados: Willner e Willner Plus (Olando Willner); Mig Vila Nova (Josué e Alexandre Miguel) e Mig Vila Ivete (Lorayne Banaszewski) e Avante (Dirceu Grossl) – Foto.

Adequação Sanitária

No período de 11 a 13 de julho de 2006, a Promotoria de Justiça, a Cidasc e a Prefeitura de Mafra, através das Secretarias Municipais da Agricultura (Serviço de Inspeção Municipal-SIM), e da Saúde (Vigilância Sanitária-VISA)  realizaram ação de fiscalização conjunta com o intuito de atender a legislação sanitária vigente no que diz respeito a comercialização, manipulação e transformação de produtos de origem animal.

Na ocasião foram visitados os estabelecimentos que exercem a atividade, constando-se que muitos não atendiam as normas exigidas pela legislação pois estavam enquadrados como açougue, o que os impede de comercializar carnes temperadas sem inspeção. Foi decidido então, em audiência publica realizada nas dependências do Fórum de Mafra, que os estabelecimentos que desejassem continuar com a atividade de venda e transformação de produtos de origem animal, deveriam ser enquadrados como entreposto de  carnes, e para tanto deveriam ter um serviço de inspeção, seja ele municipal, estadual ou federal.

Desta forma vários estabelecimentos procuraram a Secretaria Municipal de Agricultura de Mafra que orientou quanto as medidas a serem tomadas para  regularizarem a situação. Foi solicitado aos estabelecimentos que adequassem suas instalações para  atender as exigências do Serviço de Inspeção Municipal -SIM, entre elas a climatização e o isolamento da  área de manipulação dos alimentos do restante do estabelecimento, onde a carne é manipulada em  ambiente adequando quanto a temperatura (15º c) e condições de higiene. Foi solicitada ainda a contratação de responsável técnico com a função de orientar os funcionários quanto às praticas de manipulação e higiene dos alimentos e garantir a qualidade da matéria prima que será utilizada.

O S.I.M. tem a responsabilidade de fiscalizar os estabelecimentos inscritos, podendo a qualquer momento descredência-los caso não atendam suas normas.

Os estabelecimentos que ainda não se adequaram deverão procurar a Secretaria de Agricultura de Mafra, localizada à Rua Marechal Floriano Peixoto, 85. Informações pelo telefone (47) 3642-6322.