Empresa inicia trabalho de estudo do trânsito em Mafra

A empresa Via 11 Engenharia e Segurança Viária contratada pela Prefeitura de Mafra para realizar estudo dos principais problemas do trânsito e para apresentar projetos com possíveis soluções iniciou os trabalhos na quarta-feira visitando os pontos considerados mais críticos no centro e bairros da cidade. No mesmo dia o Prefeito Jango Herbst recebeu o representante da empresa, Paulo Roberto Vieira, para assinatura do contrato de trabalho.
Empresa é especializada em projetos de segurança viária, com destaque para programas de sinalização e de organização do trânsito. Já desenvolveu projetos para mais de 100 cidades do Sul do Brasil, entre elas São Francisco do Sul, em Santa Catarina e Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul. O trabalho em Mafra deverá acontecer durante os próximos três meses e constará de análise e diagnóstico da situação atual do trânsito, com posterior elaboração de proposições para melhoria da fluidez, levando em consideração não só a questão dos veículos como dos pedestres. A sociedade organizada poderá participar através das reuniões a serem realizadas envolvendo a Comissão Municipal de Trânsito, ACI/CDL e Câmara de Vereadores. A população poderá participar ainda através de Portal da Prefeitura de Mafra, acessando o site www.mafra.sc.gov.br ou por correspondências para a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano.
Durante a assinatura do contrato com a empresa, o Prefeito Jango Herbst falou da sua preocupação em razão do número crescente de veículos circulando pelas ruas da cidade. Mafra possui hoje cerca de 17 mil veículos e Rio Negro 13 mil, circulando em vias projetadas há 30 anos, como por exemplo a Professor Gustavo Friedrich, na Vila Nova, que futuramente poderá ter sentido único, com a abertura de uma rua paralela. Ele destacou também a necessidade de projetos que incluam a segurança dos pedestres.
O trabalho da empresa terá total apoio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente – Departamento de Trânsito. Segundo o Secretário Onírio Jorge Medeiros serão ainda realizados estudos e levantamentos das lombadas físicas existentes e dos pedidos de colocação de novas lombadas registrados diariamente no departamento, além da possibilidade da criação de um anel central e abertura de novas vias alternativas. O projeto vai abranger ainda um levantamento de toda a sinalização viária vertical e horizontal, bem como orientações para colocação destes sinais e padrões dos materiais utilizados, de acordo com as regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).