Atividades marcam o Dia Mundial da Saúde em Mafra

Diversas atividades visando a prevenção de doenças foram desenvolvidas pela Prefeitura de Mafra e Secretaria Municipal de Saúde durante dia 4 de abril,  em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial da Atividade Física.

A concentração aconteceu na Praça Guilherme Abry, (em frente ao Besc) durante o período das 09:00 às 16:00 horas. No mesmo dia, foi realizada caminhada pelas ruas de cidade, partindo do local do evento. A população participou e aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde.

O casal de aposentados, Hilário Guilherme Lazareti, 67 anos e esposa Inês Lazareti, 61 anos, (foto) aproveitou a ida ao banco para fazer exames para verificação de pressão arterial e glicemia. Ele já teve problemas e conta que sua pressão oscila muito. Ela sofre com pressão alta. Segundo Hilário Lazareti, é muito importante o poder público se preocupar em prevenir doenças e realizar ações como esta que participou.

A mesma opinião é compartilhada pela aposentada Olíria Lucia Haubert, 58 anos, moradora da localidade do Espigão do Bugre. Na quarta-feira ela fez exames de diabetes e pressão arterial. "Esse evento com certeza é bom para a prevenção", afirmou destacando que todo início do mês os aposentados do interior vem para a sede do município e podem aproveitar para cuidar da saúde.

Durante o Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física em Mafra foram desenvolvidas oferecidas à população as seguintes atividades:

• Aferição da pressão arterial e glicemia de jejum;

• Avaliação da composição corporal e avaliação postural;

• Orientação nutricional e distribuição de frutas;

• Escovação supervisionada e avaliação odontológica;

• Sessões de ginástica e alongamento;

• Orientações sobre hipertenção, diabetes;

• Saúde da mulher e saúde da criança;

• Vigilância epidemiológica.