Mafra terá mais um Centro de Especialidades Odontológicas

O Prefeito Jango Herbst recebeu com satisfação a informação de que Mafra está entre os 31 municípios de Santa Catarina que receberão equipamentos de última geração para implantação de um Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. O anuncio foi feito pelo Secretário, Secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem que obteve a aprovação do Governo Federal – Ministério da Saúde para que os equipamentos fossem destinados à Santa Catarina.

Avaliados em R$ 10 mil cada, os equipamentos são segundo o secretário,  uma recompensa para os municípios que estão investindo na saúde bucal da população. Mafra já possui um CEO funcionando diariamente anexo ao SUS, com três dentistas especializados.

Para o Prefeito Jango é sempre importante para o município ser contemplado com recursos ou equipamentos que possam auxiliar na prevenção e tratamento de doenças, no socorro aos necessitados e na promoção de saúde. "A população necessita que o poder público olhe por ela nas questões de saúde, que considero prioritárias", afirmou. Ele destacou ainda o apoio dos governos estadual e federal para com o Município.

Para a Secretária de Saúde, Solange Lansky  todo auxílio é sempre bem vindo, principalmente quando possibilita o aumento no número de pessoas à serem atendidas. Ela destacou a coragem e ousadia que o Município de Mafra teve ao implantar o Centro de Especialidades Odontológicas, inaugurado no início do ano passado, principalmente porque a contrapartida dada pelo Município é superior aos recursos destinados pelo SUS.

Os Centros de Especialidades Odontológicas oferecem serviços mais complexos do que os Postos de Saúde, incluindo tratamentos de periodontia (gengiva), endodontia (canal), cirurgias orais e procedimentos em pacientes especiais, como hipertensos, cardiopatas e pessoas com problemas neurológicos.

As cidades que receberão os consultórios são Araranguá, Biguaçu, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Gaspar, Ibirama, Imbituba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Pinhalzinho, Palhoça, Palmitos, Rio do Sul, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, São Joaquim, São Bento do Sul e Tubarão.