Inicia em Mafra revestimento com anti-pó nas ruas dos bairros

Projeto sem custo aos moradores da Vila Solidariedade

O Prefeito Jango Herbst apresentou no início da semana o que considerou como a melhor notícia para a população moradora nos bairros de Mafra e a solução para os problemas de pó, lama e manutenção das estradas: a aplicação dos primeiros 300 metros de anti-pó na entrada da Vila Solidariedade.

O projeto prevê a aplicação do anti-pó em todos os bairros, sem custo para a população.  Segundo o Prefeito Jango a sua preocupação era administrar o município procurando solucionar os principais problemas de sua população, já conseguindo avançar na saúde, educação e na recuperação das estradas do interior. "Na segunda metade da gestão quero dedicar atenção os bairros de Mafra, área ainda carente e continuar na reestruturação do Município, com o recadastramento imobiliário, levantamento demográfico, conclusão do Plano Diretor, municipalização da água – saneamento básico e municipalização do trânsito", afirmou, salientando que o anti-pó é  solução e meta.         "Com o anti-pó, vamos melhorar as condições das ruas dos bairros, acabando com o pó, a lama, os buracos e reduzindo drasticamente o custo que a administração tem com a manutenção das vias", declarou.

Durante a aplicação do anti-pó na Vila Solidariedade, esteve presente o Prefeito de Itaiópolis, Ivo Gelbcke, para aprender o processo e também implantar no município vizinho. "Com certeza é a solução do problema, afirmou. Acompanharam também o início dos trabalhos na Vila Solidariedade, um engenheiro da Petrobrás e o engenheiro responsável da empresa que comercializou a emulsão. O morador da Vila Solidariedade, Orlando de Andrade achou o processo excelente. "Sofria muito antes, principalmente com os buracos na via, chegando ao ponto de não passar mais pela rua principal, procurando desvios para chegar em casa", afirmou  elogiando a ação do Prefeito Jango.

Durabilidade

O anti-pó é uma emulsão asfáltica formulada com óleo de xisto, que impermeabiliza o solo deixando-o recoberto por uma capa betuminosa de excelente coesão superficial. É aplicável especialmente vias urbanas em bairros periféricos, acessos e em estradas vicinais.

Segundo o Secretário de Obras, Luiz Cláudio Rodrigues, o desempenho do revestimento dependerá do volume de tráfego, das condições da superfície a ser tratada e da qualidade da aplicação. "É uma impermeabilização simples e econômica, não devendo ser comparada a uma pavimentação convencional", explicou.

Para conhecimento da técnica de aplicação e dos resultados do anti-pó o Prefeito Jango visitou municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, sendo que neste último foram aplicados 400 km de anti-pó, revestindo 100% do perímetro urbano do município.

Vantagens

O Prefeito Jango destacou três tipos de vantagens com o anti-pó:

Vantagens sociais – propicia principalmente a melhora da qualidade da saúde das pessoas, além de boa aparência à via, elimina poeira, lama, facilita acesso e aumenta segurança da via;

Vantagens econômicas – atraente relação custo/benefício, mão-de-obra e equipamentos de baixo custo, economia na manutenção em vias primárias eliminando patrolamento, ensaibramento e espargimento de água com pipa, além de eliminar assoreamento;

Vantagens operacionais – aplicação fácil e rápida, podendo chegar a 1 km por dia; é seguro, ecológico e com rápida liberação do tráfego.