Ônibus adaptado levará biblioteca aos bairros de Mafra

Um ônibus adaptado par ser uma biblioteca ambulante é  o meio que a Administração Municipal de Mafra utilizará para possibilitar o acesso à leitura para todos os moradores nos bairros e interior do município, com o projeto "Prefeitura nos Bairros". O projeto contará com recursos no valor de R$ 199.933,50, sendo R$ 159.946,80 do Ministério da Cultura e R$ 39.869,70 de contrapartida da Prefeitura de Mafra.  Para viabilização do projeto será necessário investir cerca de R$ 71 mil na compra de 2.500 livros de literatura; R$ 70 mil na aquisição de dois ônibus e R$ 50 mil na adaptação dos veículos.

"Biblioteca nos bairros" é uma conquista da equipe de projetos do município –  que encaminhou solicitação ao Ministério da Cultura no início de 2005- e da parceria com a equipe da Biblioteca Pública de Mafra e o Deputado Federal Carlito Merss.  Conta com total apoio do Prefeito Jango Herbst e ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Turismo, que deverá atuar em conjunto com a Secretaria de Educação. Os recursos já estão disponíveis na agência da Caixa Econômica Federal e o processo de compras iniciará nesta semana.

Os ônibus serão totalmente adaptados com computadores, internet a rádio, rampas de acesso para deficientes etc. Com o projeto da biblioteca itinerante, durante o tempo de permanência do ônibus no bairro, os usuários poderão fazer pesquisas, leitura, brincadeiras e outras atividades, além de empréstimos de livros.

Biblioteca

O desenvolvimento do projeto prevê atuação em parceria com as associações de moradores para que periodicamente os ônibus possam  atender às suas comunidades.

"Biblioteca nos Bairros" projeto tem por finalidade:

• Incentivar a Leitura;

• Auxiliar nos trabalhos escolares e no aprendizado do aluno;

• Disponibilizar formas de pesquisa para as comunidades do interior e os bairros distantes da biblioteca pública;

• Oportunizar o acesso à internet para as pessoas que não possuem computador.