Pontes destruídas, estradas do interior e ruas dos bairros seriamente danificadas é o saldo de 4 meses de chuva

Os estragos causados pelas chuvas de final de 2015 e início de 2016 na área urbana e rural de Mafra contabilizaram enormes prejuízos, principalmente me relações às estradas e pontes do interior,  segundo dados da Defesa Civil do Município, apurados com base nos relatórios apresentados pelas secretarias municipais de Obras e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Em razão dos estragos e prejuízos, o Prefeito Wellington Bielecki decretou situação de emergência no Município no final do ano passado.

No meio urbano os estragos atingiram basicamente as ruas dos bairros, provocando erosões e valetas, deteriorando ainda mais as já prejudicadas vias sem pavimentação. Também danificaram as pavimentações asfálticas, calçamentos  e bocas de lobo.

No meio rural as perdas foram maiores, registrando 9 pontes e  2 bueiros danificados  e a grande maioria das estradas deterioradas, que exigirão  tempo, maquinários, equipe de  pessoal  e muitos metros cúbicos de pedras para a recuperação.

Em relação à educação, com o excesso de chuvas e a destruição das estradas,  houve paralisação de aulas, uma vez que não era possível a passagem do transporte escolar no interior. Além disso, na agricultura foram registradas de perdas na produção agrícola, com principal destaque para a lavoura de trigo.

Pontes danificadas

Ponte da Bela Vista – ligação ao Butiá do Lageado: três linhas quebradas;

Ponte do Maurício Caillet: problemas na cabeceira;

Bueiro no São João – Rio Formiga que faz ligação ao Saltinho do Canivete:  rompimento da tubulação;

Ponte localidade Vila Shafascheck – ligação com Rio do Cedro: problemas na cabeceira;

Ponte na Localidade de São Roque: ponte de Concreto foi danificada sua cabeceira;

Ponte na Vila Richetter  sobre o rio da Areia – Localidade de Avencal de Cima:cabeceira  destruída;

Ponte na Vila Richetter – Localidade de Avencal de Cima:  cabeceira destruída;

Ponte na localidade de Rio Preto de concreto sobre o Rio Schoeffel: destruída;

Bueiro no Rio do Cedro sobre o Rio Saltinho: bueiro Armico descolado.

Recuperação das ruas e estradas

Diante do quadro de destruição que se estabeleceu com as chuvas que caíram durante cerca de 4 meses, o Prefeito Wellington Bielecki realizou uma verdadeira reorganização nas tarefas das secretarias de obras e desenvolvimento urbano, com a finalidade de iniciar a recuperação do município, quer na cidade, quer no interior.  As ações nunca pararam, mesmo debaixo de chuva, segundo ele, mas agora, com o retorno do sol, três medidas foram tomadas para agilizar os trabalhos: contratação de empresa para recuperação na cidade (ruas dos bairros não pavimentadas e as pavimentadas do centro), formação de 4 frentes de trabalho para o interior e detonação das pedreiras. “Os trabalhos estão caminhando e a população pode acompanhar a recuperação de Mafra”, declarou.