AMADEV mostra conquistas obtidas

A Associação Mafrense de Deficientes Visuais – AMADEV realizou na ultima semana, reunião para divulgação da entidade. Na ocasião apresentou as conquistas obtidas no esporte, na saúde e na educação; os convênios assinados e projetos desenvolvidos, bem como planejamentos futuros para a entidade.

Dentre as ações  desenvolvidas no esporte destacaram a  participação em 2 copas catarinenses realizadas pela Federação de cegos e baixa visão, conquistando em Joinville um 3º e em Lages um 5º lugar. Na saúde obtiveram em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde  um melhor atendimento principalmente em relação à  obtenção de remédios e marcação de consultas. A realização de convênios com diversas entidades proporcionou benefícios aos deficientes visuais associados.

Na educação obtiveram junto à Secretaria de Cultura, possibilidade de aprendizagem de artesanatos e aulas de instrumentos musicais. Junto à Secretaria de Educação obtiveram o ensinamento do Sistema Braile  desde criança, proporcionado pela Sala de Recursos.Com apoio da Ação Social, buscam assegurar e ampliar a inclusão de portadores de deficiência nas empresas locais, além de liberação de passagens e condução para uma melhor assistência aos deficientes carentes.

Na questão da acessibilidade tem participado de comissões para elaboração do Plano Diretor das cidades de Mafra e Rio Negro.

A AMADEV salientou as parcerias importantes com as quais tem atuado:

– Prefeituras dos Municípios de Mafra e Rio Negro;

– ACI e CDL das duas cidades;

– Governos dos Estados do Paraná e Santa Catarina;

– Entidades municipais, estaduais e federais de deficientes visuais.