Avós em sala de aula: experiência comparada

 

Experiências contadas por avós misturam momentos de lazer e aula de história. Assim alunos da 2ª série/9 do Centro de Educação Municipal "Anjo da Guarda" fizeram uma viagem no tempo,  aprendendo com as vovós Ana, Marlene, Juraci e Maria de Lurdes, que protagonizaram uma "Roda de conversa" na sala de aula. Elas contaram sobre a infância e transformando o momento em uma verdadeira e emocionante aula de história. Para os alunos, ouvir as vovós, foi uma experiência diferente, pela qual colheram subsídios para comparar o modo de vida relatado na roda de conversa e o modo como vivem atualmente.

A visita das vovós resultou na produção do seguinte texto:

O PASSADO DAS VOVÓS

A turma dos Anjos convidou as vovós para uma roda de conversa na sala de aula. Vieram as vovós Ana, Marlene, Juraci e Maria de Lurdes.

Elas falaram sobre suas brincadeiras de infância e os brinquedos que inventavam, como as bonecas de pano e as brincadeiras de casinha. Também contaram como iam para a escola e como estudavam: iam a pé e levavam o material num pacote de açúcar ou numa sacolinha de pano. A entrada na escola era em fila, cantando uma música. Sentavam de dois em dois e ficavam em silêncio até a professora entrar. Rezavam e então a aula começava.

Quando algum aluno não se comportava ficava cheirando a parede, levava reguadas na mão, puxões de orelha ou ficava ajoelhado em pedrinhas ou no milho. Por causa disso, todos os alunos respeitavam a professora.

Quando tinha prova vinha uma outra professora e os alunos não podiam olhar para o lado, senão, vinha castigo. As vovós eram boas alunas. Tiravam nota 100 e nunca ficavam de castigo.

Gostamos muito da visita e aprendemos muito com o que as vovós contaram.

 Obrigado vovós, esse dia será inesquecível para nós.

(Turma dos Anjos)