Peteca e bola de meia nas aulas de educação física do CEMMA.

 

Primeiro conhecer formas de brincar de jogos que já foram comuns no passado e que  não fazem mais parte da infância e adolescência atual. Depois aprender a fazer os brinquedos para somente então desfrutar junto com os colegas de turma, da alegria proporcionada com a brincadeira.  Assim cerca de 300 alunos que freqüentam da pré-serie a 4ª série do Centro de Educação do Município de Mafra-CEMMA aprendem resgatando o lúdico e ainda exercitam a concentração, atividade em equipe e o companheirismo durante as aulas de educação física.

Pelo projeto "Resgatando o lúdico na Escola – hora de ensinar x hora de brincar", do professor de educação física, Marcelo Soaki, a idéia é utilizar nas aulas, brinquedos quase esquecidos ou desconhecidos para as crianças como a peteca, a bola de meia, o cavalo de pau e os jogos de futebol de botão. Eles aprenderam a construir os brinquedos, desenvolvendo a liberdade de expressão, a oportunidade de reflexão de valores, discussão e questionamento, trabalho em equipe e criatividade individual. Construindo o cavalinho de madeira, fizeram uma viagem ao interior, por rodeis e fazendas; a bola de meia os remeteu ao mundo do futebol e do handebol e a peteca o voleibol. 

Gustavo Kaipers, de 7 anos, que freqüenta a 2ª série do ensino fundamental não conhecia  peteca ou bola de meia e nunca jogou futebol de botão. Acostumado aos vídeo games, disse que achou legal e divertido. "Gostei, porque é mais fácil e erro menos", afirmou.  A aluna Bruna Cristina  Ribeiro,  que brincava quase sempre com bonecas, também não conhecia os brinquedos e gostou do que chamou de novidade. "Agora vou ensinar minha irmã, quando ela crescer", declarou. Para os professores é importante salientar que aprender educação física "não se limita apenas a execução mecânica do exercício motor, mas constitui-se em atividades relacionadas ao cotidiano da crianças, à ludicidade e ao fazer".