CUIDADOS COM A MENINGITE

 

Muitas pessoas num mesmo ambiente, geralmente fechado e sem ventilação. Esta é uma cena bem comum durante o interno. Mas é também a situação perfeita para a meningite se espalhar com maior facilidade. É no inverno que ocorrem mais casos da doença. Fique alerta a essas informações.

 

O que é meningite?

É uma inflamação que ataca as membranas (meninges) que envolvem e protegem o sistema nervoso centra. Existem vários tipos de meningite, mas a causada por bactérias é a mais grave. Se não for tratada a tempo, pode deixar seqüelas (complicações) e até matar. A meningite atinge pessoas de qualquer idade, mas principalmente as crianças.

 

Quais os sintomas da meningite?

Abatimento, desanimo, cansaço, forte dor de cabeça, febre alta, vômito, rigidez na nuca (dificuldade para abaixar a cabeça), manchas avermelhadas (em alguns casos).

 

ATENÇÃO!!

Nos bebês, sintomas como irritação, choro persistente, falta de apetite, e "MOLEIRA INCHADA" podem ser sintomas de meningite.

 

Como se pega meningite?

Falta de higiene pessoal, da casa ou do ambiente de trabalho, mãos sujas, por meio da fala, da tosse ou espirro (contato com secreções contaminadas) em locais fechados, sem ventilação e com muita gente.

 

Como se faz para não pegar a meningite?

  • ü Mantendo a higiene corporal;

  • ü Lavando sempre as mãos depois de ir ao banheiro;

  • ü Mantendo rigorosamente limpos pratos, talheres e outros utensílios usados pelo doente, como mamadeiras e chupetas (lavar com água e sabão);

  • ü Conservando a casa, principalmente quartos limpos, arejados e, se possível, ensolarados;

  • ü Evitando lugares fechados, mal ventilados e com muita gente;

  • ü Mantendo as salas de aula ventiladas, com portas e janelas abertas.

 

Como se trata a meningite?

Só um médico pode definir o tratamento certo para a meningite. Se você perceber alguns dos sintomas descritos acima, procure atendimento médico imediatamente. Siga corretamente a orientação e o tratamento passado pelo médico.

 

LEMBRE-SE: A meningite pode ser curada se diagnosticada e tratada a tempo. Procure atendimento médico.

 

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde