Concluído relatório de análise e diagnóstico do sistema viário em Mafra
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Prefeito Jango recebe projeto de escola de trânsito para crianças
O relatório contendo análise e diagnóstico do sistema viário e do trânsito, bem como as situações irregulares e a apresentação de sugestões a serem executadas a curto, médio e longo prazos, foi entregue na última semana ao Prefeito Jango Herbst, pelo representante da empresa Via 11-Engenharia e Segurança Viária, Paulo Roberto Vieira e pelo Secretário do Desenvolvimento urbano e Meio Ambiente, Onírio Jorge Medeiros.
O documento contem análise e diagnóstico do sistema viário existente em relação à legislação municipal, arruamento e qualidade de pavimentação, com análise da circulação viária e segurança de pedestres, redutores de velocidade, estacionamento e pontos críticos. Sobre os pontos críticos foram sugeridas ações que não dependem de muitos recursos, muitas das quais já sendo executadas; outras de médio prazo e que necessitam de maior volume de recursos e outras ainda que dependem de programas e convênios com governos estadual ou federal, como a construção de um viaduto sobre a linha férrea.
O Prefeito Jango Herbst agradeceu o trabalho da empresa, que considerou como de grande valia para a realização de ações que atendam as necessidades de segurança e fluidez no transito de Mafra. O Secretário Onírio Medeiros salientou que o município nunca viu tantas ações no trânsito como atualmente, todas visando a segurança do pedestre e do motorista.
Escola de Trânsito
No ato da entrega do relatório final, o representante da empresa cumpriu promessa feita na data da assinatura do contrato e presenteou o Prefeito o projeto de uma escola de trânsito para crianças. Jango classificou o projeto como de extrema importância para a formação e conscientização dos motoristas para um trânsito mais humano. Quer colocá-lo em prática o mais breve possível e trabalhar em conjunto com a educação.
O representante da Empresa Via 11 salientou que o trabalho contou com ampla participação popular, através de reuniões ou por correspondências. Destacou dentre as propostas apresentadas ao município, a criação de um via opcional de trânsito para as ruas Tenente Ary Rauen e Professor Gustavo Friedrich. O "grande gargalo", segundo ele é a passagem da via férrea, na avenida Cel. José Severiano Maia, cuja solução prevê a construção de um viaduto sobre a linha férrea interligando a rua Antonio Cordeiro de Oliveira com a Sete de Setembro, desviando o trânsito no momento da passagem do trem.
Estacionamento
Um dos pontos considerados mais urgentes e amplamente debatido foi o da carência de vagas de estacionamento na rua Felipe Schmidt. Uma das propostas apresentadas pretende amenizar o problema com a remodelação da Praça Guilherme Abry (desenho), medida que proporcionará a criação de 40 vagas.
Sugestões para o trânsito já em execução
O relatório entregue prevê diversas ações para melhoria do fluxo de veículos e para segurança no trânsito, algumas das quais já estão sendo colocadas em prática. Um dos exemplos foi a medida paliativa tomada junto ao trevo de acesso à UnC – antes de uma possível remodelação para acesso e saída de veículos – eliminando o estacionamento da Av. Nereu Ramos e dividindo a pista com tachões o que permitiu aos motoristas que desejam seguir em direção ao trevo das BRs 116 e 280, uma pista pela direita. Também dividiu com tachões trecho da rua José Cassias Pereira, que liga a Vila Nova à Universidade, proporcionando maior segurança, principalmente na curva mais acentuada da via.
Outras ações foram postas em prática no cruzamento das ruas Gustavo Friedrcih e Germano Neundorf, na Vila Nova. Lá também foram colocados tachões nos quatro sentidos; foram renovadas as sinalizações vertical e horizontal e ainda ampliada a faixa de proibido estacionar, nos quatro sentidos do cruzamento.
A contratação da empresa Via 11 foi feita através de licitação e custou aos cofres públicos R$ 23 mil, pagos em três parcelas.