Mafra inicia trabalho preventivo em fisioterapia

O Município de Mafra iniciou trabalho preventivo de fisioterapia junto aos postos de saúde que possuem o Programa de Saúde Familiar, com a finalidade de descentralizar o atendimento, indo ao encontro do paciente. O trabalho já está sendo desenvolvido junto ao PSF da Bela Vista, distante cerca de 25 km da sede,  facilitando o atendimento ao paciente, que não precisa se deslocar até a cidade – com exceção daqueles com problemas que só podem ser atendidos na Clínica de Reabilitação Municipal.

O atendimento de fisioterapia também está sendo desenvolvido nos PSFs do CAIC, Faxinal e Espigão do Bugre. Os próximos a implantarem o atendimento serão os da Vila Nova e Jardim América.

A Secretária de Saúde, Solange Lansky explicou que poucos municípios oferecem esse tipo de serviço descentralizado à população e mais uma vez Mafra destaca-se pela inovação e busca constante de programas que visem a promoção de saúde pela prevenção. Cita como exemplo, outros programas preventivos em desenvolvimento, como de ginástica para gestante "Gestante Ativa", "Viva bem com a Coluna que Você Tem" e "Ginástica Popular". Todo trabalho, segundo ela, atende às determinações do Prefeito Jango Herbst, de oferecer à população um atendimento mais humano, que  realmente proporcione mais saúde através da prevenção.

Clínica

A Clínica de Reabilitação Municipal atua com 8 fisioterapeutas, 2 psicólogos e 1 fonoaudiólogo, realizando em média 800 atendimentos ao mês. Atende das 7 às 20 horas, sem intervalo para almoço.