Augusto Cury foi a estrela da 1ª Jornada Pedagógica da Educação de Mafra

Ética na educação

 

 

O ano letivo promete ser diferente em Mafra, pelo início das ações da educação municipal. Na tarde de segunda-feira, 1 de fevereiro, cerca de 500 profissionais da rede de municipal de ensino lotaram as dependências do London Club  para a abertura dos trabalhos da 1ª Jornada  Pedagógica “A ética como princípio educativo”, que teve como estrela principal o escritor e cientista brasileiro, Augusto Cury, que falou sobre a ansiedade como mal do século. O momento teve também homenagens às merendeiras que se destacaram como as melhores no Estado e na União.

 

Ao dar as boas vindas aos profissionais, a Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado traduziu ser aquele um momento de extrema felicidade, abrindo o ano com chave de ouro. “Nesse clima emanados no bem,  Mafra tem tudo para dar um salto de qualidade na educação neste ano. Estamos preparados para darmos redirecionamento na nossa educação”, declarou. Ela falou ainda da importância do exemplo. “Eu acredito que a educação se dá através do exemplo”, fazendo alusão ao desportista Airton Senna como exemplo de garra, determinação, foco, sabedoria, humildade e fé.

 

Importantes anúncios nas áreas da educação e desenvolvimento econômico

O Prefeito Wellington Bielecki agradeceu a todos os parceiros da educação do município, com destaque para o Positivo, o SENAC, aos vereadores e aos funcionários. Disse ser uma grande satisfação poder contar com a presença de Augusto Cury para compartilhar grandes conhecimentos com os profissionais da educação. “É um privilégio para nós mafrenses podermos participar desse momento. Temos a certeza de que esse aprendizado será multiplicado ao logo do ano”, declarou.    

 

Ao lembrar os 7 meses de seu governo, falou do importante compromisso assumido com a saúde de Mafra, implantando o Fila Zero e anunciou para a educação, o que nominou de um salto em qualidade na educação, com a instituição, em 2016, do Sistema Positivo “Aprende Brasil”. O Sistema atenderá a todas as crianças da Educação Infantil que freqüentam as unidades escolares municipais, do berçário ao jardim II, incluindo alunos da zona urbana e rural, e todo material de apoio aos professores (Ver matéria em separado).  Falou ainda do orgulho que o funcionário público mafrense deve ter em bem servir a população. “Precisamos ser felizes no que fazemos e tão importante quanto o salário, é a gratidão das pessoas  em reconhecimento pelo bom trabalho realizado, frisou.  Para encerrar sua fala o Prefeito Wellington declarou aberta a 1ª Jornada  Pedagógica “A ética como princípio educativo” .

 

Momento de homenagens

Um dos momentos que agitou o publico presente foi o das homenagens à três merendeiras que participaram do concurso nacional “Melhores receitas da alimentação escolar”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Foram homenageadas Eliane Aparecida Menegasso, do CEM Anjo da Guarda, Joselma Peters Matkevicz, do CEM Vila Nova e  Jucelia Alves Boneta, do CEM Restinga (que foi pra final em Brasília com a receita de Nhoque de abóbora), além da Nutricionista da Prefeitura, Giovana Andrea Zanini Kundlatsch. O Prefeito parabenizou a todas por levaram, com muito prestígio, de forma positiva e singela, o nome de nosso município para os quatro cantos do país.

 

Augusto Cury

 

“Eu prometo que, de hoje em diante, eu vou manter um compromisso com minha qualidade de vida. Eu vou gerenciar mais a minha emoção, os meus pensamentos. Serei um sonhador e diante todos os meus sonhos eu quero ser autor da minha própria história. E se eu sonhar não terei medo de falhar. E se eu falhar, repensarei a minha vida, mas não vou desistir. Darei sempre uma nova chance a mim mesmo. Quero  me abraçar mais, me criticar menos, ser mais relaxado, promover as pessoas e também me promover. Cobrar menos e apostar muito mais, assim eu filtrarei estímulos estressantes e serei um educador que forma mentes brilhantes com emoção saudável. Jamais desistirei das profissões mas apesar dos meus defeitos, não sou mais um número na multidão, mas um ser humano, uma estrela viva no teatro da existência. Muito obrigado por vocês existirem”. Essas palavras foram repetidas por centenas de professores e profissionais da educação mafrense no encerramento da palestra considerada como emocionante, do pesquisador e escritor PhD (Doctorof Business Administration) pela Florida Christian University EUA (2013) Augusto Cury, no primeiro dia da 1ª Jornada  Pedagógica “A ética como princípio educativo”.

 

Em sua palestra Augusto Cury  falou da importância da transferência do capital das experiências dos pais ou  dos professores.  “Devem ser citados exemplos das dificuldades enfrentadas pelos pensadores, como forma de mostrar aos alunos, pois o mundo e a sociedade moderna precisam urgentemente de pensadores inteligentes, criativos, que se reinventam”.

 

Aos professores falou do papel preponderante que desempenham em sala de aula. “Vocês desenvolvem um papel notável. Você deve saber que pode fazer mais pela humanidade do que grande parte dos profissionais do teatro social. Com uma mão um professor escreve na lousa e com a outra pode mudar o mundo quando muda a história de um aluno”. Ao citar que os professores não são mais  valorizados como antigamente, destacou que esta é uma geração que esta saturada de conflitos. “É uma geração digital, é uma geração que tem levado a uma insegurança sem precedentes no teatro social”.

 

Trechos do livro “Ansiedade como enfrentar o mal do século?”

“Vivemos numa sociedade urgente, rápida e ansiosa. Nunca as pessoas tiveram uma mente tão agitada e estressada. Paciência e tolerância a contrariedades estão se tornando artigos de luxo. Quando o computador demora para iniciar, não poucos se irritam. Quando as pessoas não se dedicam a atividades interessantes, elas facilmente se angustiam. Raros são os que contemplam as flores nas praças ou se sentam para dialogar nas suas varandas ou sacadas. Estamos na era da indústria do entretenimento e, paradoxalmente, na era do tédio. É muito triste descobrir que grande parte dos seres humanos de todas as nações não sabe ficar só, se interiorizar, refletir sobre as nuances da existência, se curtir, ter um autodiálogo. Essas pessoas conhecem muitos nas redes sociais, mas raramente conhecem alguém a fundo e, o que é pior, raramente conhecem a si mesmas….”.

 

Augusto Cury:

Psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e pesquisador: Autor da inteligência multifocal tem 41 obras publicadas. Possui PhD (Doctorof Business Administration) pela Florida Christian University EUA (2013). Criador e Idealizador do Grupo Educacional Augusto Cury – GEAC e da Metodologia Augusto Cury, que visam ampliar o acesso e o desenvolvimento de habilidade socioemocionaise das funções mais complexas da inteligência para a construção de uma sociedade mais saudável. Dentro do GEAC estão os projetos: (1) escola da Inteligência, cujo objetivo é trabalhar as habilidades socioemocionais no Currículo Escolar. (2) Menthes, que oferece cursos de Coathing Emocional, voltado para crianças, jovens, adultos e corporativos; (3) Instituto Augusto Cury, que visa ampliar ainda mais o desenvolvimento da Inteligência Multifocal e das habilidades sociemocionais a partir de projetos sociais.

( Texto informado pelo autor).