Produtor mafrense tratado com o respeito que merece

Promover o desenvolvimento do meio rural, possibilitando ao homem do campo a continuidade de sua atividade com qualidade, oferecendo opções de diversificação e atuando para elevar a renda do pequeno produtor familiar, com conseqüente melhoria da qualidade de vida. Esses são os objetivos da Administração Municipal de Mafra, levados a efeito através de diversas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com a Secretaria de Obras.

Recuperação de estradas

A recuperação das estradas do meio rural tem sido uma das prioridades da administração, visando dar condições pra o escoamento da produção agrícola.

Diversificação:

Apoio na implantação de granjas de aves e suínos, com realização de terraplanagem. Mafra desponta como o maior produtor de frango do planalto Norte Catarinense. Conta atualmente com 54 granjas de aves instaladas e 5 em construção, com produção de 1 milhão e  100 cem mil aves a cada 50 dias e 6  milhões e seiscentos mil aves/ano. Possui 19 granjas de suínos instaladas, com produção de 116.200 cabeças/ano.

Em parceria com a EPAGRI e SEBRAE está apoiando a implantação de fruticultura de clima temperado junto aos pequenos produtores, como forma de diversificação as atividades da pequena propriedade.

Entrega de calcário

Está realizando o transporte de calcário,  para as pequenas propriedades. No mês de maio foram transportadas 990 toneladas de calcário, atendendo 52 famílias. Em junho  foram 750,5 ton. para 32 famílias.

Cursos

Promoveu neste ano, 10 cursos de capacitação do trabalhador rural, em parceria com SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais, dentre eles cursos de embutidos e de derivados de leite, entre outros.

Poços Artesianos

Realizou cerca de 50 mil metros lineares de valetas para distribuição de águas dos poços artesianos, beneficiando mais de 50 famílias das comunidades rurais de  Vila Schfascheck, Vila Peschel e Campo São Lourenço. Para a realização da obra contou com recursos federais e contrapartida do município.

Fomento

Com a implantação do Horto Municipal, realizada em 2005, passou a produzir e distribuir mudas de pinus, eucalipto, frutíferas e árvores nativas para serem entregues ao pequeno produtor.  Já foram entregues 50 mil mudas de eucalipto, 80 mil de pinus. Neste ano a produção deverá chegar a 60 mil mudas de eucalipto, 35 mil de pinus e 10 mil de árvores nativas. A finalidade é de fomento ao pequeno produtor rural na proteção de nascentes, recuperação de matas ciliares e pequenos reflorestamentos.

Abatedouro pequenos animais

Está construindo na localidade de Portão São Lourenço o abatedouro para pequenos animais,  com área de 412,69 m2, capacidade para abater 300 animais /hora ( coelhos ou frango ) e capacidade de estocagem para 20.000 kg. Deverá atender  inicialmente cerca de 60 produtores.

Inspeção Municipal

Implantou o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, com acompanhamento técnico na comercialização de produtos de origem animal. Está com 10 estabelecimentos cadastrados. Também acompanha, em parceria com a CIDASC,  a orientação dos Agentes de Sanidade Animal em 10 localidades do interior.

Outros programas

Feira do produtor- 10 feirantes, com participação do Assentamento Herança do Contestado;

Incra – Atendimento ao agricultor  na atualização ou cadastro imóvel e certidão para fins de aposentadoria.

Programa  Banco da Terra – Crédito Fundiário – em parceria com EPAGRI e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na vistoria de propriedades a serem adquiridas pelo pequeno produtor rural.