Escolas de Mafra vão ao cinema

A partir do dia 21 de agosto os cerca 5 mil alunos das escola municipais de Mafra  poderão assistir a filmes como "Ilha das Flores" ou "Os Anos JK – Uma Trajetória Política" e outros títulos de filmes não comerciais, através do projeto "A Escola vai ao Cinema", que está sendo trazido pelo SESC, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas e Prefeitura de Mafra. O projeto "A Escola vai o Cinema" visa contribuir para a qualidade do ensino público, através de ação de caráter cultural, interligando o cinema aos conteúdos curriculares.

O projeto enfatiza  também a importância de o aluno desenvolver, a partir do cinema, o sendo crítico, estético e cultural a respeito de seu país e do mundo, bem como o interesse pela pesquisa. "A Escola vai ao Cinema" foi implantado pelo SESC em 2001. Em 2006 o projeto incluiu as oficinas de animação, para alunos e professores e o início  de um processo de reformulação  do material de apoio pedagógico.  Em Mafra o projeto se desenvolverá com o cinema indo até as 49 escolas da rede pública municipal, da área urbana e rural, envolvendo 5 mil alunos e  340 professores.

Durante o período de apresentações, que encerra em novembro, serão exibidos filmes como: "Enquanto a Tristeza não Vem", "Ilha das Flores", "O Resto é Silêncio", "O Anos JK- Uma Trajetória Política", "Jango", "O Cavalinho Azul", "Histórias de Oscar Wilde", "O Grilo Feliz", "O Planeta de Pipsqueak", "Quase Dois Irmãos", "Senta a Pua", "Terra Estrangeira", "Os Três Zuretas", "Vida de Menina".

O Prefeito Jango Herbst disse estar muito feliz por Mafra ter entrado no circuito e destacou a atuação de entidades como a CDL e SESC, em favor da educação e da cultura.

Novos Projetos

Outros projetos culturais do SESC para 2008 foram apresentados ao Prefeito de Mafra, na última terça-feira, pelo Gerente do SESC em Joinville, Manoel Goudinho e pelo Técnico de Atividade Plena, Cristóvão, acompanhados da Presidente da CDL de Mafra e Rio Negro, Fátima Regina Granemann e do Consultor de Negócios da CDL, Vilmar Jaroszevski. A parceria proposta foi aceita por Jango Herbst e com ela Mafra será incluída nos seguintes circuitos: Circuito Nacional "Sonora Brasil"; Circuito Catarinense de Música; Emcena Catarina; Exposições de artes plásticas, e novamente "A Escola vai o Cinema".  Prevê ainda uma Rua da Cidadania e um Dia do Desafio.

A presidente da CDL, Fátima Graneman destacou que o objetivo da entidade é promover uma revolução através da educação e da cultura. O Prefeito de Mafra afirmou que o município será sempre parceiro de iniciativas como esta, que proporcionam à população oportunidades de cultura e lazer.