5 mil alunos de Mafra recebem o cinema em sua escola

 

O projeto atingirá 49 escolas da rede pública municipal das áreas urbana e rural, envolvendo 5 mil alunos e 340 professores

Iniciou nesta semana a apresentação de uma série de 33 filmes sócio-educativos, nas escolas da rede municipal de Mafra, devendo atingir cerca de 5 mil alunos. É o projeto "A Escola vai ao Cinema", do SESC Nacional, que está sendo trazido para Mafra pelo setor de cultura do SESC de Joinville, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas e Prefeitura Municipal.  Na última quarta-feira, alunos de CEMMA assistiram aos filmes "Seca no Nordeste" e "O Grilo Feliz". Após as apresentações, equipes de monitores promoveram debate sobre a mensagem  apresentada através das estórias.

O Prefeito de Mafra, Jango Herbst enalteceu a iniciativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Mafra e Rio Negro, ao abraçar a causa da cultura e da educação. Segundo ele, todos crescem quando as parcerias visam o desenvolvimento do cidadão. Para a Presidente da CDL, Fátima Regina Granemann, a preocupação da Câmara é promover a educação através das crianças e assim projetar um futuro com desenvolvimento sócio-econômico, atendendo as determinações da Conferência Nacional dos Lojistas.

A Secretária de Educação do Município, Marise Valério Braz de Oliveira destacou que Mafra está orgulhosa em receber o projeto "A escola vai ao Cinema", que em muito contribuirá no trabalho desenvolvido pelo município, de valorização da educação e da cultura. O Coordenador de Cultura do SESC de Joinville, João Daniel Zanela salientou a importância do trabalho realizado pela entidade, que está estendendo o projeto para outras cidades, como Mafra, por exemplo. Ele anunciou para o próximo ano, a inclusão do município nos Circuitos "Sonora Brasil"; Circuito Catarinense de Música; Emcena Catarina; Exposições de artes plásticas, e novamente "A Escola vai o Cinema".

Vitória do Bem

As primeiras exibições já resultaram em importante aprendizado às crianças do Município. Ana Alice da Silva, de 9 anos, assistiu aos dois filmes apresentados. Dizendo ter sido "Legal", escolheu como melhor o "Grilo Feliz". Sobre o que aprendeu respondeu: "aprendi que a gente tem que ser sempre do bem, e que com o mal nunca se consegue as coisas". 

Senso crítico

O projeto "A Escola vai o Cinema" visa contribuir para a qualidade do ensino público, através de ação de caráter cultural, interligando o cinema aos conteúdos curriculares.  Enfatiza  também a importância do aluno desenvolver, a partir do cinema, o senso crítico, estético e cultural a respeito de seu país e do mundo, bem como o interesse pela pesquisa.

Os alunos da rede municipal de ensino poderão assistir a filmes como:  "Enquanto a Tristeza não Vem", "Ilha das Flores", "O Resto é Silêncio", "O Anos JK- Uma Trajetória Política", "Jango", "O Cavalinho Azul", "Histórias de Oscar Wilde", "O Grilo Feliz", "O Planeta de Pipsqueak", "Quase Dois Irmãos", "Senta a Pua", "Terra Estrangeira", "Os Três Zuretas", "Vida de Menina".