COMDEM comemora SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

A Semana Nacional das Pessoas com Deficiência vem, desde sua instituição em 1964, oportunizando uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência e permitindo uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca da garantia de direitos da pessoa com deficiência e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.

De 20 a 26 de agosto lembramos a Semana da Pessoa com Deficiência. A palavra mestra é Inclusão, o qual faz parte do processo de educação, desde os primeiros anos, com os pais ou educadores, colegas, dentro de uma determinada cultura e valores.

Não podemos ser ingênuos e acharmos que um dia o mundo será totalmente inclusivo, mas, certamente, temos que aprender a nos tornarmos mais inclusivos.
Isso significa mudança e como isso é algo que perpassa as múltiplas esferas da existência humana, inclusão implica em mudança de paradigmas. Inclusão implica num olhar para si e para o mundo sob outro ângulo, implica, basicamente, em lidar com as diferenças.
Incluir não é dar lugar ao diferente, mas é reconhecer que ele sempre teve seu lugar. Diferentes formas físicas, diferentes pensamentos, diferentes jeitos de amar sempre existiram, nós é que nos recusamos a enxergar. Incluir nos desafia a olhar para uma situação limite e descobrir, com criatividade, bom humor, simplicidade e ousadia, que o limite pode ser o início de um novo horizonte e que limites existem para serem quebrados e superados.

No entanto, entendemos que essa mesma riqueza para ser reconhecida como tal precisa ser vista pela população em geral que quanto mais informada estiver sobre essas ações, e sobre as potencialidades das pessoas com deficiência em promoverem o seu próprio desenvolvimento e de produzirem socialmente, muito maior será a sua adesão à defesa dos direitos desse segmento populacional.

Que durante esta Semana, busquemos coletivamente a sinergia necessária para lutarmos e que possamos contribuir, efetivamente, para a promoção da igualdade de oportunidade desejada.

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência de Mafra – COMDEM assume este compromisso, de luta pelo cumprimento de todos os direitos das Pessoas com Deficiências.

Estaremos em outubro comemorando com as entidades da Sociedade Civil e do Governo o qual fazem parte do Conselho, bem como com toda a sociedade Mafrense, através do I Seminário Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, esta garantia de ACESSIBILIDADE e de CIDADANIA.

Este grande Movimento é um COMPROMISSO DE TODOS NÒS!

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência de Mafra