III Encontro “Conhecer para pode ajudar” reúne professores de Mafra e Rio Negro
Com a finalidade de repassar informações no que diz respeito à educação especial e inclusão – uma realidade nas escolas, nos dias atuais, e assim orientar e preparar os professores para trabalharem com a diversidade em sala de aula, aconteceu ontem, no Cine Teatro Emacite, o III Encontro “Conhecer para pode ajudar” reunindo professores de escolas públicas e particulares e das APAES de Mafra e Rio Negro e de toda região Norte de Santa Catarina e Suleste do Paraná . O encontro acontece pelo terceiro ano consecutivo em comemoração à Semana Nacional do Excepcional.
O Prefeito de Mafra declarou aberta a solenidade afirmando que para se falar em inclusão é necessário se ter em mente que não é somente colocar a criança com deficiência dentro da sala de aula. “É um processo que implica em varias mudanças tanto de estrutura física quando de pensamento dos profissionais envolvidos, ou seja, uma mudança de paradigma, onde as pessoas têm que aprender a olhar não a deficiência, mas sim a pessoa que está por traz dela”, declarou.
Igualdade
O representante do Prefeito Rio Negro, Alceu Swarowski, Secretário de Educação, Professor James Karson Valério salientou que o III encontro visa reverenciar a essência do ser, a particularidade. “Incluir e nos aproximar nas diferenças para concluirmos que somos todos iguais”. No encontro, segundo ele, os presentes irão, através das palestras, trocar informações para vencer paradigmas ultrapassados, e assim fazer ressurgir a igualdade entre todos, na essência da existência.
A Secretária de Educação de Mafra, Marise Valério Braz de Oliveira afirmou que o encontro só está sendo possível graças às parcerias. Segundo ela, a essência de educar não é apenas incluir, “mas sim excluir as nossas fragilidades, fraquezas e dificuldades para envolver o nosso aluno como um todo”.
EncontroA realização do III Encontro “Conhecer para pode ajudar” é uma parceria das Prefeituras Municipais de Mafra e Rio Negro, Secretarias Municipais de Educação, APAEs de Mafra e Rio Negro, Escola de Educação Especial Tia Apolônia e Professor Doutor Rui Fernando Pilotto.