Conferência Municipal de Saúde discutiu diretrizes para a saúde pública

Com o objetivo de avaliar a situação da saúde no município, definindo diretrizes para garantir o direito fundamental do ser humano, aconteceu na manhã de ontem, na Universidade do Contestado, da 5ª Conferência Municipal de Saúde. A conferência é um espaço democrático de construção da Política de Saúde, onde os cidadãos discutem e apontam caminhos  para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. O Prefeito de Mafra Jango Herbst  declarou aberta a conferência durante  solenidade que  contou com a presença de autoridades municipais de Mafra e Rio Negro. Ele  afirmou que ao debater questões de interesse na área da saúde, se fortalece a participação da sociedade civil  e se  transforma a conferência em um grande espaço de conhecimento e fortalecimento do SUS.  Jango citou dados relativos ao número de pessoas que morrem de câncer no País e destacou: "a saúde é o maior patrimônio  do ser humano, mas a prevenção é imprescindível".

Sobre Mafra esclareceu que nunca se fez tanto pela saúde no município como a atual administração, investindo 28 por cento da arrecadação em ações para melhorar e ampliar as ofertas dos procedimentos.  Salientou ainda o aumento dos Programas de Saúde da Família,  criando 7 PSFs  nos diversos bairros e  interior de Mafra e  enalteceu o trabalho preventivo realizado diariamente pelas 130 Agentes Comunitárias de Saúde.

O Secretário Deodato Raul Hruschka evidenciou a importância de se discutir as políticas de saúde e deixou um pedido para  que todos, debatam também a questão da vocação dos hospitais da região, além dos temas inclusos no programa. Segundo ele a região possui três hospitais – em Mafra, Rio Negrinho e São Bento do Sul, com cerca de 400 leitos – e que, mesmo assim ainda continua  o transporte de pessoas para outros centros. "Precisamos discutir as vocações dos hospitais e definir as referências regionais e assim criarmos um sistema de saúde eficiente no atendimento de toda a região", afirmou. Ele destacou o trabalho que a administração municipal vem realizando em favor da saúde mafrense.

A Secretária de Saúde, Solange Lansky destacou que o crescimento da participação popular nas conferências de saúde, ao longo dos anos, demonstra que estes eventos têm contribuído para o cumprimento de uma das diretrizes essenciais do SUS, estabelecidas na Constituição Federal,  que é a participação da comunidade. Ela apresentou toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde e as ações que a atual administração vem realizando na área.