Dia D de mobilização para o combate ao Aedes Aegypti é neste sábado

 

Exército vai auxiliar no combate ao mosquito em Mafra. Redução dos criadouros e conscientização da população são objetivos da ação

Neste sábado, dia 13, agentes do Programa de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde de Mafra, acompanhados de membros do 5º Regimento de Carros de Combate – Regimento “Tenente Ary Rauen” realizarão campanha de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. A ação será focada em orientações e esclarecimentos sobre o mosquito e as formas de eliminação de seus criadouros.

Ações educativas

Neste “Dia D” residências e estabelecimentos comerciais serão visitados pelas equipes que prestarão esclarecimentos quanto aos procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distribuição de material educativo. “Pedimos a colaboração da população que neste dia de mobilização eliminem todo e qualquer recipiente que possa acumular água, ou realizem a limpeza dos mesmos. Desta forma evitaremos a proliferação do mosquito em nosso município”, conclamou a Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Previatti Veiga. Recomendam-se ainda outras ações preventivas como limpeza de calhas, retirada de entulhos e lixo, remoção de recipientes com água parada, assim como a aplicação de medidas de controle individual, como utilização de telas em portas e janelas e o uso de repelentes.  A Secretaria informa inda que já está programada uma segunda ação para daqui a 15 dias que consiste na fiscalização para eliminação dos criadouros.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas

  • Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
  • Não jogue lixo em terrenos baldios.
  • Ao guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
  • Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
  • Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
  • Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
  • Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
  • Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com periodicamente.
  • No cemitério, encha os pratinhos ou vasos de planta e/ou flores com areia até a borda.

Evite os focos e elimine de vez a ameaça. Estamos em guerra conta a dengue!