População de Mafra recebe Biblioteca Itinerante

Em Mafra a informação e a cultura vão ao encontro da população.  Está sendo assim desde a última semana, quando foram oficialmente entregues ao Prefeito Jango Herbst, as chaves de dois ônibus que carregam uma Biblioteca Itinerante. A cerimônia oficial de entrega aconteceu na manhã do dia 8 de setembro, dia em que o município completou 90 anos.

O Projeto da Biblioteca Itinerante foi desenvolvido para diminuir a distância entre a Biblioteca Central e as diversas localidades existentes na cidade de Mafra. O que a torna inédita, é a  inserção dos computadores nos dois ônibus, com acesso à internet. Além dos cursos básicos de informática, os usuários poderão  usufruir do acesso à internet nos locais onde não existe este privilégio.

O Secretário da Cultura, Esporte e Turismo, Milton Antunes destacou a importância do Projeto pela forma como promoverá a inclusão das pessoas, levando cultura e informação a todos os bairros e comunidades do Município. "O Ônibus Bibioteca possibilitará a todos o acesso à leitura, ao conhecimento, à informática,  à educação e à cultura, essenciais  para o verdadeiro exercício da cidadania", declarou.

O Prefeito de Mafra, Jango Herbst disse que a cada dia a educação e a cultura mafrense estão se destacando no cenário estadual. "Nos sentimos honrados com as conquistas da área da educação", afirmou, salientando a participação do Deputado Carlito Merss para o sucesso do projeto.

O Projeto fora encaminhado ao Governo Federal no início da Administração do Prefeito Jango Herbst, pela Secretaria de Cultura ,Esporte e Turismo em parceria com  a Secretaria de Educação.   Para sua concretização foram comprados 2  veículos,  4  computadores e 1.000 livros para cada veículo. Eles foram adquiridos com recursos do Governo Federal, no valor  de  R$ 159.000,00 com  contrapartida  de 20%  por  parte  da Prefeitura Municipal.

No acervo bibliográfico é formado por aproximadamente 2 mil
exemplares para literatura e pesquisa, incluindo a  enciclopédia Barsa e livros em Braille. Os portadores de necessidades especiais também  terão acesso à  Biblioteca Itinerante através de uma rampa apropriada, e software adequado a  utilização.

Um cronograma  está  sendo implantado pela  Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com  a Secretaria de Educação. Os  ônibus permanecerão no  interior  junto às  escolas  municipais ou associações de bairros que auxiliarão nos empréstimos e nos acessos.
A biblioteca itinerante ficou exposta na  3 ª Festa do Produtor , que aconteceu de 6 a 9 de setembro.