Saúde bucal: um dia dedicado à prevenção

Teatro "Notícias da Rua dos Dentes", escovação orientada, palestra sobre higiene bucal e distribuição de kits dentários foram algumas das atividades desenvolvidas na última quarta-feira, pelo Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra em conjunto com o Programa da Saúde da Família do CAIC, para cerca de 200 crianças da Escola Amola Flecha e CEIM Vila Olsen, durante execução dos Projetos "Mafra sorrindo para o Futuro" e "Escolas Showrrindo", que têm a finalidade de promover a saúde bucal em ambiente escolar.

A Secretária Solange Lansky destacou a importância e a necessidade da prevenção junto aos alunos e familiares, para a saúde como um todo. Ela salientou a preocupação do Prefeito Jango Herbst para com o desenvolvimento de programas que tenham por finalidade prevenir as  doenças.  Explicou que o município retomou a distribuição de kits com os materiais necessários à saúde bucal, que inclui escova, fio e creme dental, além do estojo e protetor de cerdas. Junto com a distribuição, equipe do departamento realiza levantamento das necessidades das crianças, em relação à saúde bucal, encaminhando ao dentista sempre que necessário e mantendo contato com os pais.  Ao todo o programa "Mafra sorrindo para o Futuro" deverá atingir alunos das redes municipal e estadual de ensino, que juntas envolvem cerca de 18 mil crianças.  Participaram do Projeto "Escolas Sworrindo" as duas equipes do PSF do CAIC.

Prevenção

Para o Prefeito Jango Herbst o projeto destaca-se pelo aspecto preventivo. "Tão importante quanto prestar um atendimento curativo à população, é possibilitar a prevenção, proporcionando condições para que ela aconteça e alcance o objetivo principal que é saúde para as futuras gerações", declarou.

O programa de Saúde Bucal "Mafra Sorrindo para o Futuro" começou a ser desenvolvido pelo Executivo Mafrense, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, com a distribuição dos kits no mês de maio.

Tem como parte fundamental a colaboração dos professores para que atinja seu objetivo, que  é proporcionar pelo menos uma escovação dental diária, cumprindo o que determina a lei municipal,  além da participação dos pais, na cobrança da escovação dos dentes em casa, principalmente à noite. O programa conta com recursos dos Governos Municipal, Estadual e Federal e está sendo desenvolvido pelo Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio dos PSFs e das Unidades Escolas.