Superlotação do presídio de Mafra é tema de reunião com Secretário de Estado da Segurança

• Representantes mafrenses clamam por providências

A superlotação do presídio de Mafra e a necessidade urgente de solução para o problema foram os temas centrais da reunião realizada, na última terça-feira, em São Bento do Sul, entre o Secretário de Estado da Segurança Pública, Ronaldo Benedet, Prefeitos do Planalto Norte, secretários municipais,  Juiz de Direito da Comarca de São Bento do Sul,  delegados de polícia civil e militar da região, além do administrador do presídio de Mafra. Representando o Executivo Mafrense participaram o Ouvidor Geral, Eloi Witt e o Secretário de Governo e Cidadania, Onírio Jorge Medeiros.

Na ocasião foram abordados ainda temas como  médicos legistas, aumento de efetivo policial e Delegacia da Mulher, além de fiscalização da fronteira com o Estado do Paraná  visando coibir a entrada clandestina de gado.

Falando em nome da população mafrense, o Ouvidor Elói Witt destacou a preocupação de todos para com a superlotação do presídio regional, que está instalado praticamente no centro da cidade e clamou por soluções para o problema que se estende há anos.  Ele convidou o Secretário de Estado e demais autoridades para visitar o presídio de Mafra.

Novos presídios

O Secretário Benedet mostrou-se preocupado com a situação. Na ocasião foi debatida a construção de novos presídios em Canoinhas e em São Bento do Sul. A capacidade do presídio de Mafra é de 72 internos e hoje conta com cerca de 300, sendo que a grande maioria dos detentos pertence a outros municípios. A relevância do tema foi enfatizada pelo Secretário Onírio Medeiros, principalmente pela localização do Município.

O tema chamou a atenção do Juiz de Direito da 2ª Vara de São Bento do Sul, Augusto Cesar Allet Aguiar, que sugeriu reunião com demais membros do judiciário da região junto ao Executivo Mafrense, para discussão e proposta de soluções  que possam minimizar o problema.

Legenda: Secretários Municipais de Mafra, Onírio Medeiros e Eloi Witt, Secretário Deodato Hruschka, da 25ª SDR, Prefeito de Itiaópolis,  Ivo Gelbcke e o Secretário Estadual da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet.