Educação Infantil de Mafra passa a contar com Sistema de Ensino Aprende Brasil do Positivo

Lançamento aconteceu durante a 1ª Jornada Pedagógica “A ética como princípio educativo”. Sistema contempla  material didático com tecnologia de ponta como conteúdo multimídia

 

Mais do que uma abertura oficial do ano letivo de 2016, a 1ª Jornada Pedagógica “A ética como princípio educativo” marcou, na última segunda-feira, 1º, o lançamento oficial do Sistema de Ensino Aprende Brasil, solução educacional desenvolvida pela Editora Positivo, que está sendo implantado no município a toda rede de Educação Infantil. Na presença de autoridades, professores, educadores e demais profissionais da educação, o novo método foi apresentado, com o objetivo de atender as escolas da rede pública de ensino básico tanto da área urbana quanto rural (interior), do berçário ao Jardim II, atendendo curianças de 6 meses aos cinco anos de idade, por meio da gestão da Secretaria Municipal de Educação. No total serão mais de 2,5 mil crianças atendidas em toda a educação infantil da rede municipal.

 

Fortalecimento curricular

O coordenador pedagógico regional do Positivo, Andrei Alberto Muzel, destacou a parceria entre a Secretaria de Educação de Mafra e a Editora Positivo e falou dos desafios pelos quais passa a Educação Infantil. “Primeiro, a educação infantil é vista como um momento assistencialista e em outro, reduzido à preparação para alfabetização ou alfabetização precoce. No entanto, ela deve ultrapassar essa marca. É um marco a entrada de uma criança que vai traçar um grande percurso de formação através da educação escolarizada”, explicou. Ele completou dizendo: “nesse momento vocês enriquecem ainda mais o trabalho, através de um fortalecimento curricular com o sistema Aprende Brasil. Enquanto que em um modo técnico é chamado como investimento educacional ou em políticas publicas, nós podemos chamá-lo de devolutiva de um povo que paga seus impostos”. Andrei concluiu desejando um bom recomeço de ano letivo a todos.

 

Já a Secretária da pasta, Estela Maris Bergamini Machado, falou sobre o Sistema de Ensino Aprende Brasil. “Nós nos preocupamos muito com as questões pedagógicas e o fato do município ainda não possuir uma proposta estruturada, com uma ordenação articulada das unidades na consecução de objetivos educacionais, é que nos levou a meses de estudo e avaliação em relação a que postura tomar”, afirmou.  Segundo ela, a  unificação de um proposta pedagógica organiza o trabalho nas escolas e o material pedagógico é de extrema qualidade, atraente, colorido, proporcionando ao professor melhor uso do tempo dispensado ao conteúdo a ser repassado. “A escola por sua vez faz um  acompanhamento mais efetivo em relação ao trabalho que o professor desenvolve na sala de aula e para o professor o rol de atividades disponibilizado, juntamente com o acompanhamento pedagógico oferecido pelo sistema, é fundamental para a execução do planejamento e registro das atividades desenvolvidas, procurando sempre a ampliação do conhecimento em relação ao conteúdo a ser empregado”, explicou. Ela destacou também a importância para os pais; “ o bacana é que o Sistema do Positivo possui material informativo e consultivo além do acesso as tecnologias através de portais para todos que utilizam o Sistema.” Ainda sobre o sistema “A razão da educação está voltada ao aprendizado do aluno pois o Sistema Positivo é somente uma ferramenta tudo vai depender do professor,  pois acredito que as mudanças na educação devem começar pela sala de aula. A adoção de uma nova metodologia de ensino pode trazer mudanças relacionadas a curto prazo e isso é altamente positivo”, concluiu.

 

 

O Prefeito Wellington Bielecki, lembrou da importância pela valorização da educação e do professor, por meio da adoção do novo sistema. “Vamos usar notoriamente o melhor material, destinado a todas as escolas de educação infantil e as nossas crianças vão recebê-lo gratuitamente”disse ainda “Queremos formar os melhores alunos, sem esquecermos o ser humano, o servidor da educação. Ou seja, dando condições a ambos pela formação integral, criando lideranças para Mafra, para o planalto norte e Estado de Santa Catarina” porque nenhuma nação conseguiu progredir sem investir na educação, o que significa investir na infância, finalizou o Prefeito.