SAMU permanecerá em Mafra

 

 

A unidade avançada do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência permanecerá em Mafra. A boa notícia foi dada pela Secretária Municipal de Saúde, Solange Lansky, repassando ao Prefeito de Mafra, a informação recebida do Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Santa Catarina, Dr. Celso Luiz Dellagiustina, durante Congresso realizado em Joaçaba, no último final de semana.  A decisão favorável à Mafra foi tomada pelo Governo do Estado, após visita ao Município, no mês de setembro, da Superintendência do Serviço, que constatou terem sido atendidas, por parte da Regional de Saúde, todas as determinações para sua permanência.

Segundo informações da Secretária Solange Lansky, apesar do SAMU ser um serviço de responsabilidade do Governo do Estado, o Município de Mafra não mediu esforços para que atendimento não fosse suspenso ou transferido de cidade. "O Prefeito Jango Herbst colocou toda a estrutura da Saúde Municipal à disposição para auxiliar nas questões necessárias, como forma de assegurar a permanência do SAMU em Mafra, assumindo assim um comprometimento compartilhado entre Estado e Município", declarou.  Ela explicou que o comprometimento compartilhado, aliado às medidas adotadas pela regional de saúde, atendendo prontamente a todas as determinações da coordenação do SAMU,  foram imprescindíveis para que Mafra não perdesse o serviço.

Objetivos

O SAMU pode ser acionado em caso de urgência, pelo telefone 192. Tem como um de seus objetivos realizar o atendimento médico pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas como em situações clínicas, prestando os cuidados médicos de urgência apropriados ao estado de saúde do cidadão e, quando se fizer necessário, transferi-lo com segurança e com o acompanhamento de profissionais do sistema até o ambulatório ou hospital.