“Acessibilidade” é tema de Seminário

 

"Acessibilidade – siga essa idéia", foi o tema do I Seminário Mafrense dos Direitos das Pessoas com Deficiência, realizado durante todo o dia de ontem, no Hotel Susin.  O objetivo do evento é  garantir a inclusão social, a redução das desigualdades sociais, a participação, o desenvolvimento e a conquista  da plena cidadania às pessoas com deficiência. A realização é da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, e do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas  com Deficiência – COMDEM. 

O Município de Mafra com 49.940 mil habitantes, conforme Censo do IBGE de 2000, possui cerca de 7.905 pessoas com algum tipo de deficiência caracterizando assim, 15,8% da população local. A abertura do Seminário foi feita pela presidente do COMDEM, Mirian Zerger, que disse esperar que o seminário possa contribuir  para que haja o compromisso da inclusão e da participação das pessoas com deficiência na sociedade. "Com a mobilização de esforços entre Poder Público e sociedade  civil, organizada temos certeza que alcançaremos  os objetivos  a que nos propomos, de garantir a inclusão a todas as pessoas com deficiência, não somente na educação e no trabalho, mas também na cultura e no lazer". 

O Secretário da Criança e Ação Social, Adir Kuss, representando o Prefeito em exercício, Carlos Cesar Pigatto salientou a atuação das pessoas e entidades que trabalham em favor das pessoas portadoras de  deficiência.

Programação

Constou da programação do I Seminário, palestra, às 8:30 horas, sobre "Estatuto da Pessoa com Deficiência, proferida pelo advogado  Janilton Fernandes – Conselheiro Titular do Conselho Nacional dos Direitos da pessoa Portadora de Deficiência-CONADE e representante da Confederação Nacional do Comércio. Na seqüência o membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Joinville, Mario Cesar da Silveira também proferiu palestra.

No período da tarde aconteceu a palestra sobre o tema "Conhecendo as Deficiências, proferida pela professora da UnC/Mafra, Jamaica Camargo Parolli, Mestre em Educação Especial. 

O evento contou ainda com apresentações artísticas da Escola Especial Irmã Inês e da Escola Especial Tia Apolônia.