Seminário debate crédito de carbono e biocombustíveis

 

Diante do quadro que se apresenta atualmente, de necessidade constante de atualização profissional, em virtude das relações de trabalho e de produção, que nas últimas décadas seguirem padrões de alta competitividade e complexidade, o Núcleo do Planalto Norte da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina-AEASC, com apoio do CREA/Sc e da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos-AEAA de Mafra, realizou, nos dias 18 e 19 de outubro, no Hotel Susin, o I Seminário Regional de Crédito de Carbono e Biocombustíveis.

O seminário teve por finalidade, segundo informações do Engenheiro Agrônomo Gilberto Gava, coordenador do evento, oferecer a oportunidade para que os profissionais possam aprofundar conhecimentos e debater questões  relacionadas ao mercado de crédito de carbono  e de biocombustíveis. "Cada vez mais se exige maior capacitação e atualização dos profissionais que devem estar aptos  para criar novas soluções, resolver problemas e tomar decisões rápidas perante as necessidades da sociedade em geral", declarou. O evento foi destinado aos profissionais de empresas privadas e públicas, representantes de entidades de classe, professores e profissionais liberais e acontece em paralelo às ações da administração municipal, de incentivo à instalação de indústria de agrobiodiesel em Mafra.

Programação

A programação do I Seminário Regional de Crédito de Carbono e Biocombustíveis constou, no dia 18,  de palestra sobre "Projetos Regionais: Produção do Biodiesel", proferida pelo engenheiro químico Vanderley Feliciano e  Philipp Hauser, da Organização de projetos MDL. A palestra foi patrocinada pela Agrobiodiesel – Indústria e Comércio de Biodiesel Ltda.  Na seqüência houve a palestra sobre Crédito de Carbono e Bioenergia, proferida por Fabiano Martiniano, Engenheiro Agrônomo, pós graduado em Tecnologia Ambiental pela UPF. A palestra foi patrocinada pela empresa Máster Agropecuária.  O Seminário contou com a presença do Deputado Federal e Engenheiro Agrônomo, Valdir Collato, que falou sobre "Código Ambiental  de Santa Catarina".

No dia 19 aconteceu a palestra sobre "Aquecimento Global e as Mudanças Climáticas" , proferida por Alexandre Akira Takamatsu, Gerente de Tecnologia do Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR.  O engenheiro Mecâico /Industrial Thomas Renatus  Fendel  falou sobre "Óleos Vegetais  Combustíveis".