Casas populares são viabilizadas pela administração Jango Herbst
A administração do Prefeito Jango Herbst resgatou a credibilidade do município junto a entidades federais e estaduais e com isso está possibilitando a redução da carência no que se refere a moradia popular em Mafra. A parceria concretizada entre o Governo Municipal e Governo do Estado, através da Companhia de Habitação – COHAB/SC – está viabilizando a distribuição de moradia popular para famílias carentes, fato que há mais de 15 anos não acontecia. De um total de 250 unidades que serão destinadas à Mafra, 30 estão em fase de conclusão, sendo 18 na Vila Grossel e 12 terrenos dos mutuários, cuja entrega está prevista para dezembro deste ano. (fotos)
As casas têm 36 metros quadrados e um custo de R$ 9 mil, dos quais R$ 6 mil são recursos a fundo perdido, devendo o mutuário restituir aos cofres públicos apenas 3 mil reais, porém divididos em 60 parcelas de aproximadamente 60 reais.
Para o início do próximo ano a COHAB destinou outras 61 casas populares para as famílias mafrenses. A novidade das novas contratações é que podem ser moradores tanto da cidade como do interior. Parte desses contratos foram assinados no mês de agosto, durante cerimônia que contou com a presença da presidente da Cohab de Santa Catarina, Maria Darci Mota Beck, que destacou a atuação do Prefeito Jango Herbst para que essas unidades fossem destinadas ao município.
Para o Prefeito Jango Herbst o objetivo da ação junto ao Governo do Estado e COHAB é promover o acesso a moradia digna, propiciando às famílias que não possuem condições de adquirir sua própria habitação, a conquista de um direito como cidadãos. O município conta hoje com mais de mil inscritos para aquisição de casas populares.
Para o Secretário Municipal da Habitação, Milton Pereira é importante que as famílias com renda de até 1 salário mínimo e que não possuem moradia própria, efetuem suas inscrições junto a secretaria, para poderem participar do processo de seleção.
A Secretaria Municipal de Habitação, responsável pelo programa, atende na Rua Jorge Sabatke nº 957 – Centro, das 8 às 14 horas. Telefone (047) 3642-8678.