Exposição resgata história e proporciona recordações
- Relíquias de famílias estão expostas no CCI de Mafra
Na chegada ao Centro Convivência do Idoso de Mafra diversos carros antigos enfileirados chamam a atenção para o que está no interior da casa. Tvs em preto e branco, rádios anos 60, radiolas, móveis, quadros, cristais e porcelanas além de peças curiosas, como a cadeira do 1º Prefeito de Mafra, ou uma louça que veio da Alemanha do pós guerra e dezenas de outros objetos pertencentes a um passado não muito distante, formam a 1ª Exposição de Antiguidades, organizada pela Secretaria da Criança e da Ação Social, com apoio do CCI.
A idéia surgiu com a direção do Centro, que desejava preparar uma sala de recepção para exposição dos trabalhos produzidos pelos idosos. Como muitos membros dos 24 grupos de Terceira Idade possuem móveis e objetos antigos, mas como são relíquias de família somente poderiam ser emprestados, a intenção foi mudada, nascendo assim a exposição. Ela visa não somente o resgate da história, mas também proporcionar aos idosos a recordação, a troca de experiências e momentos de descontração, com as estórias contadas sobre determinadas peças, como a de um pires e uma xícara em porcelana, parte de um valioso jogo, salva de uma invasão durante a guerra na Alemanha, em que todos os objetos e pertences da casa foram destruídos. Um dos objetos mais antigos é um baú com data de 1878, hoje aos cuidados de Adolfo Mildemberg. Para as crianças das escolas que visitam a exposição ela tem o objetivo de mostrar como se vivia antigamente, por exemplo, sem eletricidade com lampiões e ferros a brasa.
A exposição conta ainda com documentos antigos como a cópia da ata de instalação do Município de Mafra, datada de 8 de setembro de 1917, além de dezenas de fotos antigas que registram a construção de Mafra, como a inauguração da Prefeitura, o Hospital São Vicente de Paulo, a 1ª Igreja Matriz, entre outras.
A 1ª Exposição de Antiguidades ficará aberta até o dia 14 de novembro, no Centro de Convivência do Idoso, localizado na rua Tupinambás, s/n, na Vista Alegre. O telefone para contato é (47) 3642-9104.