Mafra realiza 2º roteiro experimental de Agroturismo e turismo rural

Conselho Municipal de Turismo de Mafra em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo e o BNAF, realizou no ultimo dia 18 de novembro o 2º Roteiro Experimental de Agroturismo e Turismo Rural, nas localidades de Fazenda do Potreiro, Campo da Lança e Vila Ruthes. O 1º roteiro foi realizado, no ano passado na comunidade de Augusta Vitória.

O grupo formado por representantes do Conselho de Turismo e da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo teve como objetivo avaliar os potenciais das localidades visitadas e identificar os aspectos que precisam ser melhorados, para que o turismo possa ser efetivamente implantado.

O primeiro local visitado foi a Pousada São Sebastião, de propriedade de Fabiano Olsen, onde  degustou um café colonial e passeou pela propriedade que apresenta diversos atrativos e ampla estrutura para atender visitantes que procuram por momentos de laser e tranqüilidade junto a natureza.

Em seguida o grupo seguiu para a localidade do Campo da Lança, onde primeiramente visitou a propriedade de Maria Simette, que produz variadas bolachas caseiras e os Apiários Sauer. Lá o proprietário Lauro Sauer, apresentou a propriedade e contou em detalhes o processo da produção do mel, desde a coleta no campo até o processo final de embalagem. Seu produto, de qualidade, além de ser comercializado na região, também é exportado, atualmente, para a Alemanha. Na sequencia o grupo seguiu para a propriedade rural de Sandra Machado onde realizou passeios, apreciou as belezas naturais e participou do almoço preparado pela família Machado, que incluiu no cardápio pratos preparados com produtos coloniais. Após o almoço, o grupo visitou uma cachoeira, em propriedade que faz divisa com a da Família Machado, local de relevante beleza natural.

Após o trajeto passou pela Vila Ruthes, tendo como primeiro ponto de parada a Casa do Artesão. Lá a artesã  Doralice Horn apresentou sua casa ao grupo, contou detalhes sobre algumas, das muitas, obras do saudoso Meinrad Horn, o Alemão, como era chamado e também apresentou sua produção artesanal, que tem como marca  principal o primor pela qualidade. Ainda nesta localidade, visitou a Capela e a Ponte Férrea, monumentos de significativa importância histórica.

No final do roteiro o grupo seguiu com destino a Universidade do Contestado, onde visitou o Museu da Terra e da Vida, sendo recepcionados pela também integrante do grupo, Eliane Villa Lobos Strapasson e pelo Prof. Mário Fritsch, que contaram em detalhes, a história do museu e de todo o seu acervo, destacando para a importância do potencial fossilífero da região.

Após a realização de todo o roteiro, o grupo conclui que Mafra apresenta tranquilamente condições, com algumas poucas adaptações, de implantar e desenvolver o agroturismo e turismo rural na região. "Mafra, agora, só precisa, saber vender seu produto", concluíram os integrantes do grupo de avaliação do roteiro. Eles destacaram a hospitalidade de todos os proprietários ao receberem seus visitantes.