Projeto “Ativa Mafra” entre escolhidos em Santa Catarina
O Projeto "Ativa Mafra", encaminhado para o Ministério da Saúde pela Secretaria Municipal da Saúde foi um dos 200 projetos selecionados em todo o Brasil, sendo que em Santa Catarina somente 6 cidades foram contempladas, entre elas Mafra. A verba a ser destinada para o projeto é de 40 mil reais, sem contrapartida para o município.
O projeto tem por objetivo proporcionar a prática regular e orientada de atividade física para a população do município, reduzindo a incidência de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis, além de orientar, educar e sensibilizar a população dos benefícios, importância e manutenção de um estilo de vida saudável.
Ativa Mafra será executado a partir de projetos já em desenvolvimento no município, como Gestante Ativa, Viva Bem com a Coluna que Você Tem, Caminhando com o SUS, e Ginástica Popular e incluirá ações de educação em saúde e de prevenção e promoção de saúde, como "Agita Mafra" e "Avaliar para Praticar". As ações serão realizadas nos locais onde situam-se as Equipes de Saúde da Família, além da Universidade do Contestado – UnC/Mafra e de pontos móveis de ação.
O projeto elaborado pelo professor de Educação Física Daniel Rogério Petreça e pela fisioterapeuta Fabíola Herbst Rodrigues com apoio da Secretaria Municipal e do Prefeito Jango Herbst recebeu elogios na reunião dos Secretários Municipais da Saúde, em Florianópolis, por já ser desenvolvido sem a referida verba.
Benefícios
Segundo o projeto, a pratica regular de atividades físicas apresenta como benefícios, a redução do risco de morte por doenças cardiovasculares; redução do risco de desenvolver diabetes mellitus, hipertensão e câncer de cólon e mama; a melhora o nível de saúde mental, ossos e articulações; a melhora no funcionamento corporal, o controle do peso corporal e redução do tabagismo, álcool e drogas.
O Prefeito de Mafra, Jango Herbst destacou a importância do projeto, que coloca Mafra entre os seis municípios catarinenses que serão contemplados com os recursos que auxiliarão no desenvolvimento e incremento de programas preventivos já em execução, através dos 9 Postos de Saúde da Família. "O resultado mostra que estamos no caminho certo quando efetivamente priorizamos a saúde no município", afirmou.
Segundo a Secretária de Saúde de Mafra, Solange Lansky, o município está dando a devida atenção para a importância do estimulo às ações de vigilância, prevenção de Doenças Crônicas Degenerativas não Transmissíveis- DCNT e promoção da saúde, oportunizando acesso à toda população às práticas corporais.