Realizada distribuição de panfletos sobre a Dengue

Agentes da Dengue e Agentes Comunitárias de Saúde de Mafra realizaram no último sábado, dia 24, na Praça Hercílio Luz, a distribuição de 3 mil panfletos, durante o Dia de Combate à Dengue, realizado em todo o Estado, visando alertar a população  como proceder para ajudar a evitar que a doença entre em Santa Catarina.

O Município de Mafra não apresenta nenhum caso da dengue, tendo registrado apenas 2 suspeitas, sendo uma em 2004 e outra neste ano, porém não confirmadas. Para manter as estatísticas e em virtude dos novos casos da doença, registrados no Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Mafra e Secretaria Municipal da Saúde-Vigilância Sanitária vêm intensificando ações no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Mantém diariamente – por meio de equipe de Agentes da Dengue  o  monitoramento de armadilhas espalhadas em locais considerados área de risco, como transportadoras, hotéis e postos de combustíveis, além de  pontos estratégicos como cemitério, borracharias e ferro velho, onde há possibilidade de maior incidência do mosquito.

Vigilância Sanitária realiza também, com apoio das  Agentes Comunitárias de Saúde constante trabalho de conscientização junto à população sobre os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito e sobre os sintomas da dengue.

Sintomas da doença

Toda pessoa que apresentar os seguintes sintomas deve procurar com urgência orientação médica nos postos de saúde:

• Febre alta por vários dias;
  • Dores de cabeça, nos olhos, músculos e juntas;
  • Manchas avermelhadas por todo o corpo e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz;
  • Falta de apetite, desânimo e muita fraqueza.