Prefeitura de Mafra inaugura Banco de Alimentos na próxima semana

 

  • A missão do Banco de Alimentos será arrecadar alimentos fora dos padrões de comercialização, mas que estejam em condições adequadas de consumo, para distribuí-los às entidades e organizações que atendam pessoas de baixa renda em condições de vulnerabilidade social.

A Prefeitura de Mafra e Secretaria Municipal da Criança e Ação Social inauguram na próxima sexta-feira, dia 7 de dezembro, às 10 horas,  o Banco de Alimentos, projeto a ser desenvolvido no Município em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O Banco funcionará na sede da Secretaria e terá por finalidade combater o desperdício e a fome.

Ao todo 141 municípios brasileiros cadastraram-se para implantação do banco, sendo selecionados somente 45. Destes, 3 são catarinenses: Mafra, Blumenau e Balneário Camboriú. No Brasil, atualmente existem apenas 9  Bancos de Alimentos em funcionamento.

Os Bancos de Alimentos são unidades com capacidade para receber doações de alimentos de rede de supermercados, centrais de abastecimentos, agricultores e também individuais. Depois de recebidos, os produtos são selecionados, classificados, embalados e distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais para complementarem as refeições oferecidas aos seus beneficiários e às famílias cadastradas.

A segurança alimentar está sendo uma das prioridades da  administração, já tendo sido criado, por iniciativa da Secretaria Extraordinária do Programa Bolsa Família, o Conselho de Segurança Alimentar  do Município.