Prefeitura de Mafra tem programa de coleta de lixo reciclável no interior

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, vem desenvolvendo desde o mês de setembro um programa de coleta seletiva de lixo nas localidades do interior do município. Em novembro foram atendidas as comunidades de Rio Preto, Bituvinha e Avencal do Meio.

A ação visa a preservação do meio ambiente, com a conscientização dos agricultores em relação ao destino do lixo que pode ser reciclado, bem como a eliminação de agentes poluidores do meio ambiente. O programa segue as metas da administração do prefeito Jango Herbst, que além de promover a proteção da natureza, contribui também na prevenção de doenças da população.

De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Elisabete Gava, a mobilização dos moradores no sentido de separarem e destinarem corretamente seus resíduos é vista como modelo e deverá ser adotada por todas as comunidades rurais do município. "O comprometimento da população em separar o lixo reciclável do verdadeiro lixo é de extrema importância para o meio ambiente", frisou. Nesta terceira etapa do programa foram coletados 1.290 quilos de material, doados à Associação de Catadores, que tem seu depósito junto ao Aterro Sanitário.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Onírio Jorge Medeiros, é preocupante a quantidade de lixo reciclável que se acumula no aterro sanitário e isso acontece porque grande parte da população não faz a sua parte. "Quando os caminhões de lixo estão descarregando os resíduos no aterro podemos verificar que se a população não se envolver e cada um fizer a sua parte, não haverá espaço para tanto descarte de lixo", observou, lembrando que o simples fato de se fazer a separação do que é reciclável aumenta a vida útil dos aterros, bem como a diminuição do consumo de energia e recursos naturais.

O secretário destacou ainda a importância das ações desenvolvidas em conjunto com a população para diminuir a quantidade de material que está sendo depositada no aterro sanitário de Mafra. "É com o comprometimento e participação efetiva da população que poderemos reverter esse quadro", finalizou.