Agrobiodiesel inicia implantação em janeiro

A empresa AgroBiodiesel Indústria e omércio Ltda iniciará a construção de sua unidade em Mafra a partir de janeiro do próximo ano, quando assinará contrato de execução da obra com a empresa TECBIO-Tecnologias Bioenergéticas Ltda. A in formação foi fornecida nesta semana, pelo diretor presidente da empresa, Antônio Fossile que falou de seu otimismo em relação ao crescimento da região do Planalto Norte Catarinense, principalmente com a implantação de empresas como a Aurora, Sadia, Master e Avita.

A Agrobiodiesel produzirá combustível utilizando como matéria prima a soja, sebo bovino ou gordura de frango. A meta é produzir  40 mil toneladas/ano de biodiesel, devendo gerar 130 empregos diretos, além de beneficiar cerca 4.800 agricultores familiares da região, produtores de da matéria prima. O investimento previsto será de  22 milhões reais. O terreno para construção da unidade, localizado no km 162 da BR 280, foi doado pela Prefeitura de Mafra, que também apoiará nos serviços de terraplanagem.

Antonio Fossile destacou a logística em relação à cidade, uma vez que toda a matéria prima necessária encontra-se em um  raio de 130 km, além da localização de Mafra, cortada por duas BRs e pela linha férrea para transporte de mercadoria até os portos, que também estão próximos.

O Prefeito Jango Herbst salientou que a agroenergia está mudando o cenário da agricultura do Brasil e destacou como ponto importante do programa de bioenergia, a  determinação da compra da soja de agricultores familiares. Segundo Jango Herbst o Município de Mafra e a região têm grande potencial produtivo, com agricultura tecnificada e lavouras com alta produtividade além de um clima propício.

A AgroBiodiesel tenciona iniciar as atividades em Mafra a partir da safra agrícola de 2008.