Programa Mafra em Forma terá valores dobrados
A Secretaria Municipal de Saúde de Mafra recebeu neste início de ano uma ótima notícia em relação ao projeto de prevenção e promoção de saúde, já em desenvolvimento, "Mafra em Forma – O Melhor Lugar Para se Viver é Aqui", que está entre os 200 escolhidos em todo o Brasil: a verba anteriormente aprovada, de R$ 40 mil foi reavaliada e duplicada, devendo o projeto receber R$ 80 mil.
O Programa que anteriormente fora chamado de "Ativa Mafra" passará a denominar-se "Mafra em Forma" e tem por objetivo proporcionar a prática regular e orientada de atividade física para a população do município, reduzindo a incidência de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis, além de orientar, educar e sensibilizar a população dos benefícios, importância e manutenção de um estilo de vida saudável.
"Mafra em Forma", foi um dos 200 projetos selecionados em todo o Brasil, sendo que em Santa Catarina somente 6 cidades foram contempladas. Ele será executado junto às Equipes de Saúde da Família, além da Universidade do Contestado – UnC/Mafra e de pontos móveis de ação, a partir de projetos já em desenvolvimento no município, como Gestante Ativa, Viva Bem com a Coluna que Você Tem, Caminhando com o SUS, e Ginástica Popular e incluirá ações de educação, prevenção e promoção de saúde, como "Agita Mafra" e "Avaliar para Praticar".
O Prefeito Jango Herbst e a Secretária de Saúde, Solange Lansky parabenizaram o trabalho desenvolvido pela equipe da Saúde em Mafra. Jango salientou a importância e necessidade de se trabalhar de forma preventiva. "É possível prevenirmos diversas doenças com a pratica regular de atividades físicas e outras atividades que visem a qualidade de vida", afirmou e falou dos esforços da administração para que a saúde de Mafra possa continuar atendendo bem à população, da forma como vem ocorrendo e através dos diversos programas desenvolvidos. "Mais do que necessário o acesso a serviços médico-assistenciais de qualidade, é preciso enfrentar os determinantes da saúde em toda sua amplitude", declarou. Segundo dados do projeto, de um total de 405 óbitos ocorridos no ano de 2006 em Mafra, aproximadamente 50% correspondem a DCNT (Doenças Crônicas não Transmissíveis).
O Programa relaciona os seguintes projetos a serem desenvolvidos através do "Mafra em Forma", devendo iniciar no próximo mês:
Gestante Ativa
Tem o objetivo de proporcionar atividades físicas e orientações de saúde para gestantes do município, melhorar a capacidade circulatória das gestantes, fortalecer a capacidade muscular para o parto e pós-parto, além da melhora do auto-estima da gestante, com apoio da Maternidade Dona Catarina Kuss.
Informação também é um exercício
Tem o intuito de informar, trazer conhecimento científico e motivar a população através de palestras e dinâmicas à adoção de um estilo de vida saudável e conseqüentemente uma melhora na qualidade de vida.
Viva bem com a coluna que você tem
Visa atender a indivíduos que sofrem ou já sofreram problemas leves de coluna, lombalgia suprindo o bem-estar físico-social para uma possível melhora na qualidade de vida, um estilo de vida saudável e uma autonomia das funções diárias no decorrer da vida.
Ginástica Popular
Visa oportunizar as pessoas à prática regular de exercícios físicos, a melhora da aptidão física relacionada à saúde e a aquisição de um estilo de vida mais saudável. O programa tem apoio das 9 Equipes de Saúde da Família do Município, onde as inscrições já estão abertas.
Caminhando com o SUS
Visa oportunizar os cidadãos mafrenses a praticar a caminhada orientada, o projeto desenvolverá grupos, montando percursos e orientando para uma prática segura e com resultados satisfatórios.
Agita Mafra
O programa é um evento de Promoção de Saúde que será realizado no centro da cidade com a equipe de profissionais da saúde da Secretaria Municipal da Saúde contando com o apoio da Universidade do Contestado.
Avaliar para praticar
Tem como objetivo avaliar a população mafrense sendo ela ativa ou sedentária, para um melhor esclarecimento sobre a prática de exercícios físicos orientados verificando quanto a índices aceitáveis de saúde e propor alternativas para uma melhora.